Com o objetivo de conscientizar lojistas e donos de empreendimentos a não estacionar veículos sobre passeios públicos e calçadas, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade…
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Com o objetivo de conscientizar lojistas e donos de empreendimentos a não estacionar veículos sobre passeios públicos e calçadas, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), deu início, nesta segunda-feira (14), à operação “Calçada Livre” nas zonas Oeste e Centro-Oeste da cidade. A ação visa os estacionamentos que impedem a circulação de pedestres.
“Essa operação tem o cunho educativo. No primeiro momento estamos visitando comércios, lojas e oficinas, para orientar os proprietários a conseguirem espaços para estacionamentos dos clientes. A partir da próxima visita, faremos o que determina a legislação de trânsito, vamos autuar e remover os veículos que estiverem estacionados de forma irregular. O pedestre precisa transitar na calçada e não pode correr o risco de sofrer acidentes”, afirmou o chefe de Fiscalização do IMMU na zona Oeste, Ian Domingues.
Os agentes do IMMU percorreram as principais vias dos bairros Redenção e Alvorada I. Na operação, os motoristas também receberam as informações sobre as penalidades em casos de estacionamentos e paradas proibidas.
Segundo o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), estacionar no passeio público é uma infração considerada grave. Com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A medida administrativa para esse tipo de infração é a remoção do veículo.
Deixe um comentário