Ao redor do mundo são usadas diferentes medidas para quantificar potência do motor de um carro. Por aqui, no Brasil, utilizamos o ‘cv’, que significa Cavalo-Vapor, para indicar a força…
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Ao redor do mundo são usadas diferentes medidas para quantificar potência do motor de um carro. Por aqui, no Brasil, utilizamos o ‘cv’, que significa Cavalo-Vapor, para indicar a força do propulsor. Já em outros países, como nos Estados Unidos, por exemplo, é empregada a grandeza HP: ‘horsepower‘(cavalo de força, em uma tradução livre).
E as designações variadas acabam por deixar muitas pessoas em dúvida, ou até mesmo curiosas, sobre as diferenças entre a potência em CV ou HP.
HP e CV são duas formas de medida de potência iguais?
Não. Cavalo-Vapor e horsepower não são duas unidades de medidas exatamente iguais.
1 cv é igual a 735,5 watts; e 1 HP corresponde a 745,7 watts
Ou seja: 1 cv é igual a 0,9863 HP; e 1 HP corresponde a 1,0139 cv.
As duas medidas são, portanto, quase equivalentes em comparação numérica. Porém, o HP é uma grandeza ligeiramente maior: um automóvel de 100 HP possui 100,6 CV. Essas medidas são utilizadas para a quantificação da potência do motor do carro independentemente do tipo de propulsão: a diesel, a gasolina, a etanol ou elétrica.
Porém, no caso dos motores de carros elétricos, é comum a quantificação também em Watts (W).
James Watt, matemático e engenheiro britânico criou a máquina a vapor em 1768 junto de seu amigo, o cientista Joseph Black, a fim de ser uma alternativa à tração animal dos… cavalos!
Para quantificar a potência disposta por sua máquina, Watt a comparou com os cavalos de minas de carvão. Medindo o desempenho dos animais em uma esteira, chegou a conclusão que de 745,7 watts eram proporcionados pelos cavalos; é uma unidade de medida que significa 1 HP de potência, que é a medida de 1,0139 cv (cavalos vapor).
Kgfm e Nm são duas unidades para medir torque, mas que apresentam resultados diferentes. Vale lembrar que torque é uma força associada ao movimento giratório, como o que ocorre no eixo do motor do carro.
No Brasil, a medida mais utilizada para estimar o torque é o quilograma-força-metro (kgfm). Porém, essa força também pode ser calculada em Newton-metro (Nm).
A medição para o torque é baseada em medida hipotética de uma alavanca de um metro. Exemplo: 25 kgf*m (quilograma-força-metro) significa uma força equivalente de 25 kgf sobre a alavanca. Já 250 Nm indicam que existe uma força de 250 Newtons sobre esta mesma alavanca de um metro de comprimento.
*Site KBB
Deixe um comentário