SERVIÇOS - 21 de junho de 2024

Demanda por seguros de automóvel sobe 6,88% em maio

Um levantamento recente realizado pela Neurotech revelou que o mercado brasileiro de seguros de automóveis apresentou um crescimento de 6,88% em maio deste ano, comparado ao mesmo período do ano anterior. Este aumento marca o segundo mês consecutivo de recuperação do setor, após uma leve queda registrada em março. Os dados foram compilados pelo Índice […]

Por: Administrador do Site
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Um levantamento recente realizado pela Neurotech revelou que o mercado brasileiro de seguros de automóveis apresentou um crescimento de 6,88% em maio deste ano, comparado ao mesmo período do ano anterior. Este aumento marca o segundo mês consecutivo de recuperação do setor, após uma leve queda registrada em março. Os dados foram compilados pelo Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS), que monitora mensalmente o comportamento e o volume das consultas na plataforma da Neurotech, uma empresa líder em soluções de inteligência artificial aplicadas ao setor de seguros e crédito.

Em relação ao mês anterior, abril de 2024, houve um pequeno recuo de 0,05% na demanda por seguros de automóveis.

O balanço positivo também reflete o recente desempenho do setor automotivo, conforme destacado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Em maio, o número de emplacamentos de automóveis e veículos comerciais leves cresceu 10,16% em comparação ao mesmo período do ano passado, embora tenha havido uma queda de 11,95% em relação a abril de 2024.

Daniel Gusson, head comercial de Seguros da Neurotech, apontou que a leve queda na comparação mensal pode indicar os primeiros impactos da tragédia no Rio Grande do Sul sobre o setor em nível nacional. “O balanço que divulgamos em abril não incluía as consequências das enchentes, mas já esperávamos seus efeitos nos meses subsequentes. Ao analisarmos a demanda por região, observamos que o Sul apresentou desempenho inferior às outras áreas do país”, explicou.

Segundo o INDS, todas as regiões do Brasil mostraram resultados positivos, sendo que o Sul teve o menor crescimento, com apenas 0,82% no acumulado anual. Pelo segundo mês consecutivo, a região Norte liderou o crescimento com 9,54%, seguida pelo Nordeste (+8,76%), Centro-Oeste (+6,25%) e Sudeste (+4,89%).

Além disso, o mercado de financiamentos também mostrou sinais de aquecimento, possivelmente mitigando os impactos iniciais da tragédia no Rio Grande do Sul. De acordo com o Sistema Nacional de Gravames (SNG) da B3, o volume de veículos financiados, tanto novos quanto usados, cresceu 15,4% em maio em relação ao mesmo mês do ano anterior, totalizando 577 mil unidades. Comparado a abril de 2024, no entanto, houve uma queda de 5,6%.

Entre os tipos de financiamento, o Crédito Direto ao Consumidor (CDC) foi o mais utilizado, representando 86,3% do total, seguido por consórcios (13%), outras formas não especificadas (0,5%) e leasing (0,2%). O CDC registrou um crescimento de 20,3% em relação a maio do ano anterior.

O INDS também destacou que, em maio de 2024, a demanda por seguros variou conforme a faixa etária dos condutores, com maior crescimento entre os motoristas com 60 anos ou mais (+7,06%). Os aumentos foram também observados nas faixas etárias de 40 a 59 anos (+5,09%), 18 a 25 anos (+2,52%) e 26 a 39 anos (+1,79%).

Este panorama evidencia uma tendência de recuperação do setor de seguros de automóveis no Brasil, apesar dos desafios regionais e de mercado enfrentados nos últimos meses.

Mercado Neurotech seguros
Compartilhe

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Viu isso?

Vídeos em alta