A General Motors (GM) anunciou nesta quarta-feira (25) que vai demitir mais de 1.000 funcionários no Brasil, segundo informaram os sindicatos dos metalúrgicos de São José dos Campos e São…
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
A General Motors (GM) anunciou nesta quarta-feira (25) que vai demitir mais de 1.000 funcionários no Brasil, segundo informaram os sindicatos dos metalúrgicos de São José dos Campos e São Caetano do Sul, onde a empresa tem fábricas. A medida faz parte de um plano de reestruturação global da montadora, que visa reduzir custos e aumentar a competitividade.
De acordo com os sindicatos, a GM comunicou que vai encerrar a produção de dois modelos no país: o Chevrolet Onix Plus, sedã compacto fabricado em São Caetano do Sul, e o Chevrolet Montana, picape pequena produzida em São José dos Campos. Com isso, cerca de 700 trabalhadores da unidade do ABC Paulista e 350 da unidade do Vale do Paraíba serão dispensados.
Os sindicatos criticaram a decisão da GM e afirmaram que vão lutar para reverter as demissões. Eles também cobraram do governo federal uma política industrial que proteja os empregos e a produção nacional. Segundo eles, a GM recebeu incentivos fiscais e financiamentos públicos nos últimos anos, mas não cumpriu os compromissos assumidos com os trabalhadores e o país.
A GM, por sua vez, disse em nota que as demissões são necessárias para adequar a capacidade produtiva à demanda do mercado, que foi afetada pela crise econômica e pela escassez de componentes eletrônicos. A empresa afirmou que vai oferecer um pacote de benefícios aos funcionários desligados, que inclui indenização, plano médico e odontológico, extensão do seguro de vida e descontos na compra de veículos da marca.
A GM também disse que segue investindo no Brasil e que vai lançar novos produtos nos próximos anos, com foco na eletrificação e na conectividade. A empresa não informou, porém, quais modelos serão substituídos pelos que serão descontinuados nem quantos empregos serão gerados com os novos projetos.
Deixe um comentário