O mercado automotivo amazonense teve uma retração de -7,23% em novembro, se comparado ao mês anterior, com o total de 1.886 carros e comerciais leves comercializados. A venda no varejo,…
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
O mercado automotivo amazonense teve uma retração de -7,23% em novembro, se comparado ao mês anterior, com o total de 1.886 carros e comerciais leves comercializados.
A venda no varejo, ou seja, a venda ao consumidor final emplacou 1.173 veículos, um aumento de 9,4%, se comparado a outubro de 2022, onde teve 1.072 veículos vendidos.
Já na venda direta, que são as transações com locadoras, frotistas, taxistas, PcD e produtores rurais, 713 unidades foram emplacadas, o que significou uma redução de -25,8%, se comparado ao mês anterior onde nessa modalidade de vendas emplacou 961 automóveis.
No acumulado total do ano, foram emplacados 21.832, comparando ao mesmo período de 2021, houve uma retração de -5,53%.
No ranking geral o Chevrolet Onix liderou com folga, onde foram vendidos 185 unidades, o Renault Kwid veio em segundo lugar, com 139 veículos e o Chevrolet Onix Plus ficou em terceiro colocado, com 132 emplacamentos.
A Chevrolet colocou três modelos entre as dez primeiras posições do ranking geral, sendo eles: Chevrolet Onix em primeiro, Onix Plus em terceiro e Tracker na quarta posição.
Quando separamos por segmento, o primeiro destaque fica com o subcompacto Renault Kwid, que teve um ótimo desempenho em novembro, emplacando 139 unidades, dominando o segmento.
O mercado de sedãs compactos tem o Chevrolet Onix Plus como o mais vendido, com 132 carros emplacados, já na segunda posição vem o Honda City, registrando 32 veículos e fechando o pódio, o Fiat Cronos, que emplacou 25 unidades.
Entre os SUVs o Chevrolet Tracker ficou na liderança do segmento, com 116 unidades vendidas, o Hyundai Creta na segunda posição com 81 unidades emplacadas e, fechando o pódio dos suvs, o Renault Duster com 51 unidades.
O segmento de picape intermediária e compactas tem dobradinha da montadora italiana com a Fiat Toro emplacando 27 unidades, sendo líder das intermediárias e a irmã Fiat Strada, com 72 unidades comercializadas, se mantendo na primeira posição das picapes compactas.
O Segmento de picape média tem a Toyota Hilux na primeira posição com 70 unidades vendidas, Chevrolet S10 na segunda colocação com 41 unidades e Ford Ranger no terceiro lugar, com 37 unidades emplacadas.
Conforme os dados da Fenabrave, o mercado tem a liderança da Chevrolet, que obteve 26,6% de participação, enquanto a Fiat vem em 2º com 15,3%. A Renault na terceira colocação, com 12,7% do mercado.
O Chevrolet Onix emplacou 185 unidades, o Renault Kwid vem na segunda posição com 139 unidades, fechando o pódio vem o Onix Plus na terceira posição com 132 unidades emplacadas.
Entre os comerciais leves, a Fiat Strada segue na liderança como a picape mais vendida, com 72 unidades, na segunda posição vem a Toyota Hilux, que emplacou 70 unidades. Já a Chevrolet S10 vem na terceira posição emplacando 41 unidades.
O pouso de um avião é o momento mais perigoso tanto para os viajantes quanto para tripulação. Momento este em que os pilotos têm menos tempo de decisão para manobras de emergência, caso elas sejam necessárias.
Com novembro terminando, posso dizer que estamos chegando ao final da nossa viagem. O mês teve o início com fortes turbulências em meio à copa do mundo, manifestações políticas e também de instabilidade econômica, com o mercado financeiro reagindo negativamente às declarações do presidente eleito. A injeção do 13º pode não ser suficiente para que a confiança do consumidor aumente e as vendas melhorem. Então senhoras e senhores dentro de alguns dias estaremos pousando, mantenham os encostos da poltrona na posição vertical, apertemmmm os cintos porque essa situação política que vivemos devem ditar a possível métrica de baixas vendas no mês de dezembro.
E aí, o que achou? Me manda um e-mail para alfredo@qgdoautomovel.com, me segue no Facebook ou Instagram ou me chama no WhatsApp.
Alfredo Filho – Editor-Chefe
Consultor de Marketing Automotivo e Fundador do QG do Automóvel, Alfredo Filho, um manauara apaixonado por carros. Nos últimos dez anos da sua carreira profissional, participou do desenvolvimento de campanhas de comunicação e marketing de empresas consagradas do mercado
Deixe um comentário