O mercado automotivo amazonense registrou 3.294 carros e comerciais leves emplacados em dezembro de 2021, um aumento de 32,1% em comparação ao mês de novembro. Sendo, dessa maneira, o melhor mês do ano. Porém, se comparado à dezembro de 2020 onde tínhamos emplacados no Amazonas 3.458 carros e comerciais leves, o resultado é uma retração de -4,7%.
No varejo foram comercializados 1.565 unidades, um aumento de 22,5%, se comparado ao mês passado. Já na modalidade de venda direta (transações com locadoras, frotistas, taxistas, PcD e produtores rurais) o aumento foi de 42,3%, se comparado à novembro, representando 1.729 veículos emplacados.
No acumulado total do ano, foram emplacados 26.404, comparando ao mesmo período de 2020, houve uma retração de -9,4%.
No ranking geral o Chevrolet Onix tem a liderança, com 457 unidades comercializadas, o irmão Onix Plus veio em segundo lugar, com 343 veículos e a picape S10 ficou em terceiro colocado, com 293 emplacamentos.
Destaques

A Chevrolet repetiu novembro e manteve quatro modelos entre as dez primeiras posições, sendo elas: Chevrolet Onix em primeiro, Onix Plus no segundo lugar, S10 na terceira posição e o Chevrolet Tracker vindo na sexta colocação.
O Veterano Volkswagen Gol, que ainda em 2022 vai sair de linha, marcou a quarta colocação no ranking geral, com 259 veículos emplacados.
Entre os SUVs o Chevrolet Tracker ficou na liderança do segmento, com 144 unidades vendidas, o Jeep Renegade na segunda posição com 76 unidades emplacadas e, fechando o pódio dos suvs, o Hyundai Creta com 70 unidades.
O Segmento de picape marcou presença com quatro modelos entre os dez mais vendidos, sendo a S10 na terceira posição com 293 unidades, Fiat Strada na quinta com 146 unidades, Toyota Hilux na oitava colocação com 113 unidades e a Fiat Toro na nona posição com 82 unidades.
Marcas

Segundo os dados da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), entre as marcas que mais comercializaram no mês de dezembro a liderança foi da Chevrolet, com 38,5% de participação, já na segunda posição a Volkswagen com 12,1%, e a Fiat fechou o pódio na terceira colocação, com 11,7% do mercado.
Os automóveis mais vendidos em novembro no Amazonas

De acordo com os dados da Fenabrave, o Chevrolet Onix ficou em primeiro lugar, tendo 457 veículos vendidos, o Onix Plus, da Chevrolet, ficou em segundo com 343 unidades comercializadas. O Volkswagen Gol veio na terceira posição fechando o pódio, com 259 unidades emplacadas no mercado.

Os comerciais leves mais vendidos no mês de novembro no Amazonas

Entre os comerciais leves, a Chevrolet S10 ficou no topo de vendas, com o número de 293 unidades vendidas. A Fiat Strada ficou em segundo lugar, com 146 picapes comercializadas. A Hilux, ficou com o número de 113 vendas, obtendo a terceira colocação.

2022
A falta de semicondutores marcou o ano de 2021, causando instabilidade produtiva do setor e fazendo com que os preços dos veículos aumentassem, forçando as montadoras a focarem em produtos com maior rentabilidade. Já no segundo semestre as montadoras conseguiram se adaptar à nova realidade produtiva, onde até tivemos alguns lançamentos.
Você deve está se perguntando, mas e 2022 ? Ainda estamos longe da total recuperação e os impactos devido à falta de componentes ainda deve ser a métrica do primeiro semestre de 2022. A Fenabrave divulgou na última quinta (6), projeções para 2022, onde prevê um crescimento de 5,2% do setor. Mesmo com essa projeção o cenário para 2022, ainda está longe dos níveis pré-pandemia.
E aí, o que achou? Manda um e-mail para alfredo@qgdoautomovel.com , escreve aqui nos comentários e segue a gente nas redes sociais Facebook, Instagram.

Alfredo Filho – Editor-Chefe
Consultor de Marketing Automotivo e Fundador do QG do Automóvel. Formado em Marketing.