fbpx

Carros mais vendidos em dezembro de 2021 no Amazonas

O mercado automotivo amazonense registrou 3.294 carros e comerciais leves emplacados em dezembro de 2021, um aumento de 32,1% em comparação ao mês de novembro. Sendo, dessa maneira, o melhor mês do ano. Porém, se comparado à dezembro de 2020 onde tínhamos emplacados no Amazonas 3.458 carros e comerciais leves, o resultado é uma retração de -4,7%.

No varejo foram comercializados 1.565 unidades, um aumento de 22,5%, se comparado ao mês passado. Já na modalidade de venda direta (transações com locadoras, frotistas, taxistas, PcD e produtores rurais) o aumento foi de 42,3%, se comparado à novembro, representando 1.729 veículos emplacados.

No acumulado total do ano, foram emplacados 26.404, comparando ao mesmo período de 2020, houve uma retração de -9,4%.

No ranking geral o Chevrolet Onix tem a liderança, com 457 unidades comercializadas, o irmão Onix Plus veio em segundo lugar, com 343 veículos e a picape S10 ficou em terceiro colocado, com 293 emplacamentos.

Destaques

Crédito: Volkswagen/Divulgação

A Chevrolet repetiu novembro e manteve quatro modelos entre as dez primeiras posições, sendo elas: Chevrolet Onix em primeiro, Onix Plus no segundo lugar, S10 na terceira posição e o Chevrolet Tracker vindo na sexta colocação.

O Veterano Volkswagen Gol, que ainda em 2022 vai sair de linha, marcou a quarta colocação no ranking geral, com 259 veículos emplacados.

Entre os SUVs o Chevrolet Tracker ficou na liderança do segmento, com 144 unidades vendidas, o Jeep Renegade na segunda posição com 76 unidades emplacadas e, fechando o pódio dos suvs, o Hyundai Creta com 70 unidades.

O Segmento de picape marcou presença com quatro modelos entre os dez mais vendidos, sendo a S10 na terceira posição com 293 unidades, Fiat Strada na quinta com 146 unidades, Toyota Hilux na oitava colocação com 113 unidades e a Fiat Toro na nona posição com 82 unidades.

Marcas

Crédito: Chevrolet/Divulgação

Segundo os dados da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), entre as marcas que mais comercializaram no mês de dezembro a liderança foi da Chevrolet, com 38,5% de participação, já na segunda posição a Volkswagen com 12,1%, e a Fiat fechou o pódio na terceira colocação, com 11,7% do mercado.

Os automóveis mais vendidos em novembro no Amazonas

Crédito: Chevrolet/Divulgação

De acordo com os dados da Fenabrave, o Chevrolet Onix ficou em primeiro lugar, tendo 457 veículos vendidos, o Onix Plus, da Chevrolet, ficou em segundo com 343 unidades comercializadas. O Volkswagen Gol veio na terceira posição fechando o pódio, com 259 unidades emplacadas no mercado.

Os comerciais leves mais vendidos no mês de novembro no Amazonas

Crédito: Chevrolet/Divulgação

Entre os comerciais leves, a Chevrolet S10 ficou no topo de vendas, com o número de 293 unidades vendidas. A Fiat Strada ficou em segundo lugar, com 146 picapes comercializadas. A Hilux, ficou com o número de 113 vendas, obtendo a terceira colocação.

2022

A falta de semicondutores marcou o ano de 2021, causando instabilidade produtiva do setor e fazendo com que os preços dos veículos aumentassem, forçando as montadoras a focarem em produtos com maior rentabilidade. Já no segundo semestre as montadoras conseguiram se adaptar à nova realidade produtiva, onde até tivemos alguns lançamentos.

Você deve está se perguntando, mas e 2022 ? Ainda estamos longe da total recuperação e os impactos devido à falta de componentes ainda deve ser a métrica do primeiro semestre de 2022. A Fenabrave divulgou na última quinta (6), projeções para 2022, onde prevê um crescimento de 5,2% do setor. Mesmo com essa projeção o cenário para 2022, ainda está longe dos níveis pré-pandemia.

E aí, o que achou? Manda um e-mail para alfredo@qgdoautomovel.com , escreve aqui nos comentários e segue a gente nas redes sociais Facebook, Instagram.

Alfredo Filho – Editor-Chefe
Consultor de Marketing Automotivo e Fundador do QG do Automóvel. Formado em Marketing.

É apaixonado por carros? O QG do Automóvel criou um grupo especial de WhatsApp que vai te deixar por dentro das principais novidades do que acontece em Manaus. Clique agora e faça parte do grupo do QG do Automóvel! Esperamos você.

Deixe um comentário

Mais lidos

Nós usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.