Dicas - 12 de dezembro de 2023

Saiba a importância da manutenção preventiva do sistema de suspensão do veículo para uma viagem segura

A suspensão automotiva é um componente fundamental para o desempenho de um veículo e também para a segurança e o conforto do passageiro. O conjunto desempenha diversas funções importantes que…

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

A suspensão automotiva é um componente fundamental para o desempenho de um veículo e também para a segurança e o conforto do passageiro. O conjunto desempenha diversas funções importantes que impactam diretamente na dirigibilidade, estabilidade e na capacidade do veículo de absorver impactos. E, como as férias de fim de ano estão chegando, a Volda, que oferece cobertura para 90% da frota circulante brasileira em componentes de suspensão e de transmissão, reforça a importância da manutenção preventiva desse item para garantir uma viagem segura.

O Diretor Comercial e de Marketing da Volda, Ivan Furuya, explica que os componentes da suspensão do automóvel devem estar sempre em perfeito estado de conservação para poder manter a estabilidade. “Um sistema de suspensão em perfeitas condições é vital para enfrentar as variações dos pisos das estradas e proporcionar segurança e conforto aos passageiros. O alerta aqui é para a interdependência das peças, pois não adianta, por exemplo, ter uma bieleta em boas condições se os terminais axiais ou as juntas homocinéticas não estiverem funcionando adequadamente. Por isso, a necessidade de uma manutenção preventiva”, afirma ele.

A manutenção adequada do sistema de suspensão inclui a verificação, por um profissional especializado, dos seguintes itens: Pivôs, Terminais de Direção, Junta Homocinética, Terminais Axiais, Bieletas, Semi-Eixos, Juntas Deslizantes, Trizetas, Tulipas, Bandejas, Buchas, Coxins, Amortecedores e Molas. No caso de danos, as peças precisam ser trocadas. Uma boa dica para os motoristas é que, muitas vezes, ruídos podem indicar algum problema na suspensão, e neste caso, um mecânico deve ser acionado para verificar a causa.

De acordo com Furuya, a durabilidade das peças de suspensão e transmissão varia conforme a quilometragem do veículo e o tipo de terreno percorrido. Estradas de terra, esburacadas e o excesso de peso têm o potencial de diminuir a vida útil da suspensão. Vale lembrar que, caso uma suspensão danificada não seja trocada ou reparada, o veículo não poderá rodar.

O catálogo eletrônico da Volda é composto por mais de 1.500 produtos, incluindo itens como barra ou articulação axial, bieleta, pivô de suspensão, terminal de direção, juntas homocinéticas, juntas deslizantes, semieixo e trizeta. Além disso, a nova família de bandejas de suspensão da Volda, está programada para ser lançada no mercado brasileiro em janeiro de 2024.

Esta linha de produtos vai complementar o atual portfólio da Volda na parte de componentes para suspensão, trazendo 94 novos itens que poderão ser aplicados em 85 modelos de automóveis.

Dica do QG Manutenção suspensão VOLDA
Compartilhe

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vídeos em alta