fbpx

Max Verstappen: o tricampeão que dominou a Fórmula 1 em 2023 

O holandês Max Verstappen, da Red Bull, conquistou seu terceiro título consecutivo de campeão mundial de Fórmula 1, com apenas 26 anos, durante a corrida sprint do Grande Prêmio do Catar, disputada neste sábado (7) no circuito de Lusail. Ele terminou a prova em segundo, atrás do australiano Oscar Piastri, da McLaren, e não pode ser mais alcançado por nenhum piloto do grid. 

Verstappen precisava marcar três pontos para ser campeão, mas garantiu o título quando seu companheiro de equipe, o mexicano Sergio Pérez, abandonou a prova após uma batida com o francês Esteban Ocon, da Alpine. O holandês, que no momento do acidente de Pérez vinha em terceiro na corrida, nem precisou esperar o final da prova. Ele acabou chegando na segunda posição, atrás do australiano Oscar Piastri2. 

“É fantástico, estou muito orgulhoso do trabalho da equipe, estou muito feliz por fazer parte deste grupo. Ser campeão do mundo é incrível”, disse o piloto da Red Bull. 

O seu terceiro título, esperado há semanas, recompensa uma temporada quase perfeita de Verstappen, vencedor de 13 das 16 etapas disputadas até aqui, inclusive com uma série de dez vitórias consecutivas. Sem contar o circuito de rua de Singapura, onde chegou em quinto em meados de setembro, o piloto da Red Bull chegou sempre em uma das duas primeiras posições. 

Ele consegue seu terceiro título a seis corridas do final do campeonato, igualando a marca do alemão Michael Schumacher em 2002. Nesta temporada, Verstappen praticamente não cometeu erros e explorou ao máximo a superioridade do carro da Red Bull, que confirmou o título do campeonato de construtores há duas semanas, no GP do Japão. 

Com o título de 2023, Max Verstappem entra para o clube dos tricampeões ao lado de Jack Brabham, Jackie Stewart, Niki Lauda, Nelson Piquet e Ayrton Senna. 

“Ele foi o mais dominante, de longe, então não é uma surpresa ver Max se juntar a grandes nomes”, declarou o chefe da Red Bull, Christian Horner. 

Verstappen largou na pole position para a corrida principal de domingo e conseguiu a 14ª vitória em 17 grandes prêmios. Ele deverá superar outras marcas nas próximas semanas, entre elas a de maior número de pontos em uma temporada e a maior diferença para o segundo colocado no campeonato de pilotos. 

É apaixonado por carros? O QG do Automóvel criou um grupo especial de WhatsApp que vai te deixar por dentro das principais novidades do que acontece em Manaus. Clique agora e faça parte do grupo do QG do Automóvel! Esperamos você.

Deixe um comentário

Nós usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.