Aprilia evita vitória de Bagnaia em Barcelona

A corrida sprint do Grande Prémio da Catalunha de MotoGP foi uma prova emocionante e cheia de surpresas, que teve como vencedor o espanhol Aleix Espargaró (Aprilia), que conquistou a…

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

A corrida sprint do Grande Prémio da Catalunha de MotoGP foi uma prova emocionante e cheia de surpresas, que teve como vencedor o espanhol Aleix Espargaró (Aprilia), que conquistou a sua primeira vitória na categoria. Neste post, vou fazer um resumo dos principais acontecimentos e destaques da corrida, que teve 12 voltas e metade dos pontos de uma prova normal. 

A corrida começou com uma situação inusitada: a direção de prova declarou a pista como molhada, devido a uma chuva fraca que caiu durante a volta de apresentação. No entanto, a chuva parou logo em seguida e não interferiu no andamento da prova. Os pilotos optaram por pneus slicks e mantiveram as suas posições na grelha de partida, definida pela qualificação. 

O italiano Francesco Bagnaia (Ducati) partiu da pole position, seguido pelo seu compatriota Fabio Quartararo (Yamaha) e pelo português Miguel Oliveira (Aprilia). Logo na primeira curva, Bagnaia manteve a liderança, enquanto Quartararo perdeu o segundo lugar para Oliveira, que fez uma boa largada. Atrás deles, vinham os irmãos Espargaró: Aleix em quarto e Pol em quinto. 

Nas primeiras voltas, Bagnaia tentou impor um ritmo forte e abrir vantagem sobre os perseguidores, mas Oliveira não deixou o italiano escapar e manteve-se colado à sua roda. Quartararo também acompanhou o duo da frente, enquanto Aleix Espargaró se aproximava do trio. Pol Espargaró perdeu o quinto lugar para o australiano Jack Miller (Ducati) na terceira volta. 

Na quarta volta, Oliveira tentou ultrapassar Bagnaia na reta principal, mas o italiano defendeu-se bem e manteve a posição. Na volta seguinte, foi a vez de Quartararo atacar Oliveira na mesma reta, mas o português também resistiu e conservou o segundo lugar. Enquanto isso, Aleix Espargaró se aproximava cada vez mais dos três primeiros e chegou a ficar a menos de meio segundo de distância. 

 Na sexta volta, Oliveira voltou a tentar passar Bagnaia na reta principal, mas desta vez o italiano não conseguiu segurar o português, que assumiu a liderança da corrida. No entanto, a alegria de Oliveira durou pouco: na curva seguinte, ele foi superado por Bagnaia e por Quartararo, que aproveitaram o vácuo do português para ganhar velocidade. Oliveira caiu para o terceiro lugar, mas continuou na briga pela vitória. 

 Na sétima volta, Aleix Espargaró finalmente chegou ao grupo da frente e ultrapassou Oliveira na reta principal, subindo para o terceiro lugar. O espanhol mostrou um ritmo impressionante e logo atacou Quartararo na curva quatro, tomando-lhe o segundo lugar. Na mesma volta, ele também passou Bagnaia na curva 10 e assumiu a ponta da corrida. Foi uma sequência espetacular de ultrapassagens do piloto da Aprilia, que deixou os seus adversários para trás. 

Nas voltas finais, Aleix Espargaró não deu chances aos seus rivais e disparou na liderança, abrindo mais de dois segundos de vantagem sobre Bagnaia, que recuperou o segundo lugar ao passar Quartararo na nona volta. Oliveira também tentou ultrapassar o francês da Yamaha, mas acabou perdendo o quarto lugar para Miller na décima volta. 

Aleix Espargaró cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, com 2s3 de vantagem sobre Bagnaia, que foi o segundo colocado. Quartararo completou o pódio em terceiro lugar, seguido por Miller em quarto e Pol Espargaró em quinto. Oliveira terminou em sexto lugar, à frente do espanhol Marc Márquez (Honda), que foi o sétimo. O top 10 foi completado pelo italiano Valentino Rossi (Yamaha), que foi o oitavo; pelo francês Johann Zarco (Ducati), que foi o nono; e pelo espanhol Maverick Viñales (Yamaha), que foi o décimo. 

Com este resultado, Aleix Espargaró conquistou a sua primeira vitória na MotoGP e a primeira da Aprilia na categoria. Ele também somou 12 pontos e subiu para o sexto lugar no campeonato, com 110 pontos. Bagnaia somou 9 pontos e manteve a liderança do Mundial, com 192 pontos, 14 a mais do que Quartararo, que tem 178. Oliveira somou 4 pontos e caiu para o quarto lugar na classificação, com 141 pontos. 

A corrida sprint da Catalunha foi uma prova emocionante e cheia de surpresas, que mostrou a competitividade e o equilíbrio da MotoGP. Amanhã, os pilotos voltam à pista para a corrida principal, que promete ser ainda mais disputada e imprevisível. 

Compartilhe

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vídeos em alta