A Alpine confirmou que Franco Colapinto substituirá Jack Doohan nas próximas cinco corridas, começando pelo Grande Prêmio da Emilia-Romagna, com a equipe decidindo “rotacionar” o assento de corrida ao lado de Pierre Gasly.
A notícia vem após a confirmação na terça-feira à noite de que o chefe da equipe Alpine, Oliver Oakes, renunciou com efeito imediato. O conselheiro executivo Flavio Briatore assumirá as funções anteriormente desempenhadas pelo britânico.
Tendo servido anteriormente como piloto reserva da equipe baseada em Enstone, foi anunciado no último verão que Doohan seria promovido para a equipe principal de corrida em 2025. O jovem de 22 anos teve uma estreia antecipada na final da temporada de 2024 em Abu Dhabi, após a saída de Esteban Ocon, que se transferiu para a Haas.
Após iniciar sua primeira campanha em tempo integral este ano, Doohan teve dificuldades para acompanhar o companheiro de equipe Gasly, e seus problemas continuaram na última corrida em Miami, onde abandonou após uma colisão na volta 1 com Liam Lawson, da Racing Bulls.
Agora, a Alpine anunciou que o assento de Doohan será ocupado por Colapinto nas próximas cinco corridas, com o argentino tendo sido contratado como um dos pilotos reserva da equipe após sua impressionante sequência de nove corridas como substituto na Williams em 2024.
“Como parte de uma avaliação contínua de sua dupla de pilotos, a equipe decidiu rotacionar um de seus assentos de corrida para as próximas cinco etapas do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA de 2025”, afirmou a Alpine em comunicado.
“A equipe BWT Alpine de Fórmula 1, portanto, anuncia que Franco Colapinto será parceiro de Pierre Gasly a partir do Grande Prêmio da Emilia-Romagna, antes de uma nova avaliação antes do Grande Prêmio da Grã-Bretanha, em julho. Jack Doohan permanece como parte integrante da equipe e será o piloto reserva principal durante esse período.”
Doohan mostrou lampejos de velocidade, mas também teve uma série de incidentes em suas sete corridas pela Alpine, incluindo a colisão na volta inicial com Lawson em Miami e um forte acidente nos treinos em Suzuka, quando não fechou o Sistema de Redução de Arrasto (DRS) antes de entrar na Curva 1.
Colapinto, por sua vez, retorna ao grid após sua destacada atuação na segunda metade de 2024, onde conquistou pontos pela Williams em Azerbaijão e Austin após substituir Logan Sargeant. No entanto, sua passagem pela Williams também incluiu fortes acidentes em São Paulo e Las Vegas.
Especulações sobre o futuro de Doohan na equipe eram frequentes desde a contratação de Colapinto como reserva em janeiro, com Oakes tendo refutado esses rumores ainda no fim de semana do Grande Prêmio de Miami.
“Primeiramente, quero agradecer à equipe pela oportunidade de competir nas próximas cinco corridas”, disse Colapinto. “Vou trabalhar duro com a equipe para me preparar para a próxima corrida em Imola e para o intenso triplo-header que virá, que certamente será um grande desafio para todos.
“Tenho me mantido afiado e estou o mais preparado possível com o programa de testes de suporte da equipe e no simulador em Enstone. Farei o meu melhor para me adaptar rapidamente e dar tudo de mim para entregar os melhores resultados possíveis ao lado de Pierre.”
Doohan declarou: “Estou muito orgulhoso por ter realizado meu sonho de ser um piloto profissional de Fórmula 1 e serei eternamente grato à equipe por me ajudar a alcançar esse sonho. Obviamente, este último capítulo é difícil para mim, porque, como piloto profissional, naturalmente quero estar correndo.
“Dito isso, aprecio a confiança e o compromisso da equipe. Temos objetivos de longo prazo como equipe para alcançar, e continuarei dando meu máximo esforço de qualquer forma para ajudar a atingi-los. Por enquanto, vou manter a cabeça baixa, continuar trabalhando duro, observar com interesse as próximas cinco corridas e seguir perseguindo meus objetivos pessoais.”
Flavio Briatore, conselheiro executivo da Alpine, acrescentou: “Após revisar as corridas iniciais da temporada, decidimos colocar Franco no carro ao lado de Pierre para as próximas cinco corridas.
“Com o grid tão equilibrado este ano, e com um carro competitivo, que a equipe melhorou drasticamente nos últimos 12 meses, estamos em uma posição onde vemos a necessidade de rotacionar nossa dupla. Sabemos também que a temporada de 2026 será importante para a equipe, e fazer uma avaliação completa e justa dos pilotos nesta temporada é a coisa certa a fazer para maximizar nossas ambições no próximo ano.
“Continuamos a apoiar Jack na equipe, pois ele tem agido de maneira muito profissional em seu papel como piloto de corrida até agora nesta temporada. As próximas cinco corridas nos darão a oportunidade de tentar algo diferente, e após esse período, avaliaremos nossas opções.”
Deixe um comentário