A espera acabou: a Volkswagen oficializou que o Brasil verá, em 2026, o lançamento de uma picape inédita para competir diretamente com a Fiat Toro no segmento de utilitários intermediários. A confirmação, ainda que indireta, veio acompanhada de uma surpresa – o modelo, ao contrário do que muitos esperavam, não deve carregar o nome Tarok, apresentado como conceito em 2018. O anúncio reacende a expectativa dos fãs da marca alemã e promete agitar o mercado automotivo nacional.
“Os investimentos na fábrica do Paraná também serão utilizados para a produção de uma picape inédita para o mercado brasileiro e exportação. Será um modelo incrível, que promete revolucionar o segmento”, declarou César Drazul, gerente da unidade da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR). A planta paranaense, que já produz o bem-sucedido T-Cross, será o berço desse novo projeto, parte de um pacote de R$ 3 bilhões destinado à modernização e expansão da fábrica até 2028. Além do mercado interno, a picape também terá passaporte carimbado para exportação, ampliando a presença da Volkswagen na América Latina e além.
Embora detalhes como especificações técnicas e o nome oficial ainda sejam guardados a sete chaves, a promessa de “revolucionar o segmento” sugere que a montadora está apostando alto. Especula-se que o modelo utilizará a versátil plataforma MQB, a mesma de Polo, Virtus e T-Cross, possivelmente adaptada para oferecer robustez e eficiência ao utilitário. A nova picape chega para encarar não só a líder Fiat Toro, mas também concorrentes como Chevrolet Montana e Ford Maverick, em um nicho que vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. Resta agora aguardar 2026 para descobrir como a Volkswagen planeja deixar sua marca no disputado território das picapes intermediárias – e qual será, afinal, o nome desse “modelo incrível”.
tarok toro VW
Deixe um comentário