RESUMO POR IA A Renault Brasil atingiu a marca histórica de 4 milhões de veículos produzidos no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), desde o início de suas operações em 1998, sendo o Kardian, principal lançamento de 2024, o veículo que simbolizou este marco. Do total produzido, mais de 1 milhão de […]
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
A Renault Brasil atingiu a marca histórica de 4 milhões de veículos produzidos no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), desde o início de suas operações em 1998, sendo o Kardian, principal lançamento de 2024, o veículo que simbolizou este marco. Do total produzido, mais de 1 milhão de unidades foram exportadas, principalmente para a América Latina. O complexo industrial, que inclui as unidades de veículos de passeio e utilitários, destaca-se pelo uso de tecnologias avançadas como inteligência artificial, máquinas conectadas e impressão 3D, sendo a única fabricante de automóveis da América Latina reconhecida pelo Fórum Econômico Mundial como referência na indústria 4.0 desde 2020. O presidente Ricardo Gondo destacou o moderno e completo processo de fabricação, que vai da estamparia à montagem final.
A Renault alcançou um marco histórico em sua trajetória no Brasil ao completar 4 milhões de veículos produzidos no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), desde o início de suas operações em 1998. O momento simbólico foi marcado pela produção do novo Kardian, principal lançamento da marca para 2024.
Desse total impressionante, mais de 1 milhão de unidades foram destinadas à exportação, principalmente para mercados da América Latina, consolidando a importância estratégica da unidade brasileira para a montadora francesa.
A fábrica paranaense, que inclui as unidades Curitiba Veículos de Passeio (CVP) e Curitiba Veículos Utilitários (CVU), destaca-se pela aplicação de tecnologias de ponta em seu processo produtivo. O complexo utiliza inteligência artificial, máquinas conectadas, gêmeo digital, impressão 3D e AGVs (veículos guiados automaticamente), integrando o conceito de Metaverso Industrial.
“A Renault oferece uma gama completa de veículos aos clientes, produzidos por meio de um moderno e completo processo de fabricação, que começa desde a estamparia com a chegada das bobinas de aço, até a linha final de montagem”, ressalta Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil. A excelência industrial da unidade é reconhecida internacionalmente: desde 2020, é a única fabricante de automóveis da América Latina reconhecida pelo Fórum Econômico Mundial como referência na aplicação da indústria 4.0.
Deixe um comentário