fbpx

Porsche lança o seu primeiro SUV elétrico: o novo Macan

O novo Macan com motorizações de até 470 kW (639 cv) proporciona E-Performance em qualquer terreno e um elevado nível de usabilidade no dia-a-dia. Os números de desempenho semelhantes aos de carros esportivos são acompanhados por carregamento rápido de alto desempenho de até 270 kW e até 613 km de autonomia no WLTP.

Dez anos após seu lançamento, o Porsche Macan caminha para sua segunda geração de modelos, agora em formato totalmente elétrico. Através de seu design progressivo e atemporal, desempenho característico da Porsche, alcance de longa distância e alta praticidade diária, o novo Macan 4 e o novo Macan Turbo visam atender completamente aos requisitos dos clientes Porsche que escolhem um SUV. “Estamos levando o Macan a um nível completamente novo – com excepcional E-Performance, a nova Experiência do Motorista e um design muito impressionante”, disse Oliver Blume, presidente do Conselho Executivo da Porsche AG, por ocasião da estreia mundial em Cingapura.

“Nosso objetivo é oferecer o modelo mais esportivo de seu segmento com o Macan totalmente elétrico”, diz Jörg Kerner, vice-presidente da linha de produtos Macan. A Porsche usa exclusivamente a última geração de motores elétricos PSM permanentemente empolgados nos eixos dianteiro e traseiro para alcançar excelente eficiência e permitir a reprodutibilidade ideal da potência. Os números por si só indicam E-Performance de primeira classe: em combinação com o Launch Control, o Macan 4 produz até 300 kW (408 cv) de potência de overboost, enquanto o Macan Turbo possui até 470 kW (639 cv). O torque máximo é de 650 e 1.130 Nm, respectivamente. Isso garante um excelente desempenho de condução. O Macan 4 acelera de uma parada a 100 km/h em 5,2 segundos, enquanto o Macan Turbo leva apenas 3,3 segundos. Os dois modelos atingem velocidades máximas de 220 e 260 km/h, respectivamente.

Nova Plataforma Premium Elétrica com arquitetura de 800 volts

Os motores elétricos extraem sua energia de uma bateria de íons de lítio na parte inferior da carroceria, com capacidade bruta de 100 kWh, dos quais até 95 kWh podem ser usados ativamente. A bateria HV é um componente central do recém-desenvolvido Premium Platform Electric (PPE) com arquitetura de 800 volts, usado pela Porsche pela primeira vez no novo Macan. A potência de carregamento DC é de até 270 kW. A bateria pode ser carregada de 10 a 80 por cento dentro de aproximadamente 21 minutos em uma estação de carregamento rápido adequada. Em estações de carregamento de 400 volts, um interruptor de alta tensão na bateria permite o carregamento bancário dividindo efetivamente a bateria de 800 volts em duas baterias, cada uma com uma tensão nominal de 400 volts. Isso permite um carregamento particularmente eficiente, sem um booster HV adicional, de até 135 kW. O carregamento CA a até 11 kW é possível em caixas de parede domésticas.

Até 240 kW de energia podem ser recuperados através dos motores elétricos durante a condução. A Caixa de Energia Integrada (IPB) também contribui para a eficiência dos novos modelos Macan, além de economizar peso e espaço. O inovador e compacto IPB combina três componentes – o carregador CA integrado, o aquecedor de alta tensão e o conversor CC/CC. A autonomia combinada WLTP é de até 613 km no Macan 4 e até 591 km no Macan Turbo.

Proporções esportivas e linhas coupé

Graças às proporções mais nítidas e ao DNA Porsche Design, os novos modelos Macan parecem dinâmicos e dominantes. “Com o Macan totalmente elétrico, estamos apresentando o primeiro Porsche que estamos levando elétrico de uma identidade de produto estabelecida”, diz Michael Mauer, vice-presidente de estilo da Porsche. “O novo Macan é claramente reconhecível por sua identidade de marca como parte da família de produtos Porsche. As proporções clássicas da Porsche foram desenvolvidas e adaptadas de forma otimizada aos desafios de um veículo elétrico. Isso aumentou ainda mais a aparência esportiva, moderna e dinâmica do Macan. O design deixa claro: o Macan continua sendo o esportivo em seu segmento, mesmo na forma elétrica.”

O passo raso do capô e as asas fortemente pronunciadas dão ao SUV de entrada, que tem 4.784 mm de comprimento, 1.938 mm de largura e 1.622 mm de altura, uma aparência dinâmica mesmo quando parado. O novo Macan é equipado com rodas de até 22 polegadas com montagem escalonada de pneus. A distância entre-eixos, 86 mm mais longa que o modelo anterior (2.893 mm), é compensada por balanços curtos na dianteira e na traseira. Os faróis são divididos em duas partes: a unidade de luz superior plana com luzes diurnas de quatro pontos está embutida nas asas e enfatiza a largura do carro. O módulo do farol principal com tecnologia LED matricial opcional está posicionado ligeiramente mais baixo na dianteira. O característico flyline da Porsche forma uma unidade com o vidro traseiro plano. Em combinação com as portas sem moldura com lâminas laterais características, o resultado é um design elegante e esportivo. Ombros fortemente pronunciados dão à traseira uma aparência musculosa. O logotipo da Porsche agora está no centro da escultural faixa de luz 3D.

Aerodinâmica ativa e passiva para maior alcance

A Porsche combina o seu ADN de design com a aerodinâmica otimizada para a autonomia. Graças ao Porsche Active Aerodynamics (PAA) com elementos ativos e passivos e um coeficiente de arrasto de 0,25, o novo Macan é um dos SUVs mais aerodinâmicos do mercado – com efeitos positivos na autonomia e no consumo de energia. O sistema PAA inclui o spoiler traseiro adaptativo, abas de resfriamento ativo nas entradas de ar dianteiras e tampas flexíveis na parte inferior da carroceria totalmente selada. As cortinas de ar abaixo do módulo do farol e a dianteira baixa otimizam o fluxo de ar. Na traseira, as bordas laterais e o difusor com persiana garantem eficiência aerodinâmica.

Dois compartimentos de bagagem e maior espaço interno

O novo Macan é um SUV voltado para o desempenho com alto nível de praticidade para o uso diário, equipamentos de alta qualidade e configuração espaçosa. A eletrificação levou ao aumento do espaço para bagagem no Macan. Dependendo do modelo e equipamento instalado, a capacidade atrás do banco traseiro é de até 540 litros (modo carga). Além disso, há o ‘frunk’, um segundo porta-malas sob o capô com capacidade para 84 litros. Isso equivale a 136 litros a mais do que o modelo anterior. Se o encosto do banco traseiro for rebatido completamente, a capacidade do porta-malas traseiro aumenta para até 1.348 litros. A capacidade máxima de reboque de 2.000 kg completa as qualidades altamente práticas do novo Macan.

Dependendo do modelo e do equipamento instalado, o motorista e o passageiro da frente agora ficam até 28 mm mais baixos do que antes, enquanto os passageiros traseiros ficam até 15 mm mais baixos com maior espaço para as pernas. O interior é inconfundivelmente Porsche: a largura do cockpit é enfatizada por um painel preto integrado. O design crescente do console central aumenta a impressão de uma posição baixa e focada no desempenho do veículo. Ao mesmo tempo, grandes janelas dão uma sensação leve e arejada ao espaço interior. Além das modernas interfaces de usuário digitais, há também elementos de controle analógicos selecionados – por exemplo, nas saídas de ar e nos controles do ar-condicionado. Uma faixa de luz LED é integrada à faixa de acabamento cuidadosamente projetada do cockpit e das portas. Ele atua como iluminação ambiente e uma luz de comunicação. Dependendo da situação, ele fornece informações ou avisos – como para cumprimentos, processos de carregamento ou em conjunto com os sistemas de assistência ao motorista. O equipamento do novo Macan permite um alto grau de personalização.

A Porsche também pretende usar materiais mais ecológicos em seus carros. Uma proporção desses materiais é usada em peças selecionadas no interior do Macan totalmente elétrico.

Experiência do motorista: alto poder de computação e conectividade

O Macan é equipado com a tela de última geração e conceito operacional com até três telas, incluindo o painel de instrumentos de design curvo de 12,6 polegadas e o display central de 10,9 polegadas. Pela primeira vez, o passageiro também pode visualizar informações, ajustar configurações no sistema de infoentretenimento ou transmitir conteúdo de vídeo enquanto o carro está sendo conduzido por meio de sua própria tela opcional de 10,9 polegadas. Pela primeira vez, o Porsche Driver Experience também inclui um head-up display com tecnologia de realidade aumentada. Elementos virtuais, como setas de navegação, são visualmente integrados perfeitamente ao mundo real. A imagem aparece para o motorista a uma distância de 10 metros e corresponde ao tamanho de uma tela de 87 polegadas.

O sistema de infoentretenimento de nova geração é baseado no Android Automotive OS. O Porsche Communication Management (PCM) padrão no novo Macan eleva o desempenho de computação a um novo nível. Por exemplo, o assistente de voz “Hey Porsche” sugere rotas, incluindo paradas de carregamento, à velocidade da luz. No novo Porsche App Center, os passageiros podem acessar diretamente aplicativos populares de provedores terceirizados e instalá-los diretamente no novo Macan.

Primeiro Macan com direção no eixo traseiro e amortecedores de duas válvulas

A Porsche desenvolveu o Macan com um grande foco na dinâmica de condução Porsche por excelência e uma sensação de direção característica. “Graças à sua posição particularmente esportiva do banco e ao baixo centro de gravidade, bem como à sua impressionante dinâmica de condução e precisão de direção, o novo Macan oferece uma verdadeira sensação de carro esportivo”, explica o vice-presidente da linha de produtos, Jörg Kerner.

Tanto o Macan 4 quanto o Macan Turbo têm tração nas quatro rodas. Os dois motores elétricos são controlados através da eletrônica de potência quase em tempo real. O Porsche Traction Management (ePTM) controlado eletronicamente opera cerca de cinco vezes mais rápido do que um sistema de tração integral convencional e pode responder ao deslizamento em 10 milissegundos. Além disso, a distribuição da tração integral é regida pelo programa de condução selecionado. O Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus), um bloqueio do diferencial controlado eletronicamente no eixo traseiro, também contribui para a tração, estabilidade de condução e dinâmica lateral do Macan Turbo.

Os modelos Macan com suspensão pneumática – também de série no Turbo – são equipados com o controle eletrônico de amortecimento Porsche Active Suspension Management (PASM). Isso também pode ser combinado com a suspensão de mola de aço como opcional. O PASM agora também possui amortecedores com tecnologia de duas válvulas. Graças ao mapa de amortecimento mais expansivo, isso resulta em um espectro mais amplo entre conforto e desempenho. Isto torna as diferenças entre os programas de condução ainda mais tangíveis.

Pela primeira vez, o Macan tem direção opcional no eixo traseiro, com ângulo máximo de direção de cinco graus. Permite um círculo de viragem compacto de 11,1 metros no tráfego urbano e nas manobras, ao mesmo tempo que permite uma estabilidade de condução excecional a velocidades mais elevadas, habilmente assistida pela direção consistente e precisa do eixo dianteiro pela qual a marca é conhecida.

Desde 2014, a Porsche entregou mais de 800.000 exemplares do Macan em todo o mundo. Esta história de sucesso deve continuar com este sucessor totalmente elétrico, que é produzido de forma neutra em carbono líquido na fábrica da Porsche em Leipzig. Os novos modelos serão entregues aos primeiros clientes durante o segundo semestre.

É apaixonado por carros? O QG do Automóvel criou um grupo especial de WhatsApp que vai te deixar por dentro das principais novidades do que acontece em Manaus. Clique agora e faça parte do grupo do QG do Automóvel! Esperamos você.

Deixe um comentário

Nós usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.