fbpx

Picapes médias receberão nova competidora: a Ram Classic 2023

O mercado brasileiro para a RAM anda aquecido. Por isso, a marca, que faz parte do Grupo Stellantis, quer aproveitar o momento trazendo ao país a “nova” Ram Classic para disputar com as picapes topo de linha já conhecidas por aqui, como VW Amarok, Toyota Hilux e Chevrolet S10. Mas por que aspas na palavra ‘nova’?

“Nova” por ser novidade no Brasil, mas se trata de uma geração anterior à RAM 2500 e 3500. Nos Estados Unidos, desde 2019 ela já está na quinta geração, sendo a Classic a quarta. Porém, para ajudar nas vendas, ela apresenta um porte maior e motor V8 aspirado a gasolina, características que podem ajudar a convencer os compradores de tradicionais picapes médias.

Além disso, o motor V8 Hemi traz 400 cv de potência e 56,7 kgfm de torque. Ela mede 5.816 mm de comprimento (quase 0,50 cm maior que a S10), 3.570 mm de entre-eixos, 2.017 mm de largura e 1.970 mm de altura, pesando 2.553 kg; o primeiro conselho é conferir se ela cabe na sua garagem.

No interior, é possível perceber que ela já tem uma certa idade. Mesmo assim, apresenta um pacote tecnológico bem completo, como painel de instrumentos de 7”, multimídia com tela de 8,4” com Apple Car Play e Android Auto com fio, ar-condicionado de duas zonas, bancos elétricos com aquecimento, câmera de ré, chave presencial com partida remota, seis airbags e sistema de som assinado pela Alpine. Porém, o quesito idade é perceptível em alguns itens como ausência de faróis em LED, ajustes da coluna de direção e assistentes de condução.

Um dos pontos positivos fica a cargo do bom acabamento e do amplo espaço interno, principalmente para quem vai na parte de trás, o que prova que é um veículo preparado para motoristas que fazem longas viagens e que entrega bastante conforto para todos os ocupantes. Por outro lado, como acontece com as picapes norte-americanas, mesmo tendo amplo espaço de caçamba (1.424 litros) ela só pode levar cerca de 530 kg, mas consegue rebocar facilmente 3.354 kg.

Na rodagem, foi possível conferir seu comportamento em um circuito fechado, e o que pode conquistar um comprador à primeira vista é o seu clássico ronco do motor V8 Hemi. Na pista ela acelera bem: a marca afirma que de 0 a 100 km/h ela faz em 7,7 segundos: lembre-se de que a Classic tem duas toneladas e meia. O câmbio automático de oito marchas faz trocas suaves, mas sem esportividade. Com isso, percebe-se que seu forte mesmo é pegar a estrada, pois é bastante confortável para guiar por muitos quilômetros. Quanto ao consumo, de acordo com o Inmetro a Ram Classic faz 5,6 km/l na cidade e 6,4 km/l na estrada, com um tanque de 98 litros.

Sobre preços, ainda não há uma confirmação, mas é possível que ela fique posicionada para brigar com as topo de linha das picapes médias, ou seja, entre R$ 350 mil e R$ 380 mil nas versões Laramie e Laramie Night Edition. Nessas versões ela traz um pacote de equipamentos igual, diferenciando-se pelo visual sem os cromados na segunda. Agora, resta esperar para seu lançamento nas concessionárias, no dia 15 de setembro, e com preços divulgados para sabermos se vale a pena trocar o diesel pelo V8 a gasolina.

É apaixonado por carros? O QG do Automóvel criou um grupo especial de WhatsApp que vai te deixar por dentro das principais novidades do que acontece em Manaus. Clique agora e faça parte do grupo do QG do Automóvel! Esperamos você.

Deixe um comentário

Nós usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.