NOVIDADES - 05 de fevereiro de 2025
Foto: divulgação

Mercado de caminhões inicia 2025 com variações: Queda mensal, mas crescimento anual

RESUMO POR IA O mercado de caminhões no Brasil registrou em janeiro de 2025 uma queda de 17,8% em comparação com dezembro de 2024, com 9.170 emplacamentos contra 11.159. Entretanto, houve um crescimento de 14,6% em relação a janeiro do ano anterior, quando foram licenciados 7.991 veículos. Esse aumento é atribuído às vendas da Fenatran […]

Por: Pablo Medeiros
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

RESUMO POR IA

O mercado de caminhões no Brasil registrou em janeiro de 2025 uma queda de 17,8% em comparação com dezembro de 2024, com 9.170 emplacamentos contra 11.159. Entretanto, houve um crescimento de 14,6% em relação a janeiro do ano anterior, quando foram licenciados 7.991 veículos. Esse aumento é atribuído às vendas da Fenatran 2024 e à demanda crescente por transporte de carga. A Fenabrave prevê um crescimento de 4,5% nas vendas de caminhões para 2025, esperando atingir 127,6 mil unidades, mas o presidente da entidade, Arcelio Junior, ressalta a importância de monitorar as condições econômicas nos próximos meses para confirmar essa tendência.
O mercado de caminhões no Brasil começou 2025 com uma retração mensal significativa, registrando uma queda de 17,8% em comparação com dezembro de 2024. No último mês do ano passado, foram emplacados 11.159 veículos, enquanto janeiro deste ano totalizou 9.170 unidades.
Apesar da queda frente ao mês anterior, o segmento demonstra um cenário positivo quando comparado ao primeiro mês do ano anterior, com um aumento de 14,6% nos emplacamentos. Em janeiro de 2024, haviam sido registrados 7.991 licenciamentos, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
Arcelio Junior, presidente da Fenabrave, atribui esse crescimento anual às compras realizadas na Fenatran 2024, além da demanda crescente pelo transporte de carga. No entanto, ele prefere cautela antes de fazer avaliações mais assertivas sobre o mercado. “O segmento depende das condições macroeconômicas, do ritmo da atividade industrial e do agronegócio. Por isso, vamos acompanhar os próximos meses para verificar as tendências”, disse em nota.
A primeira projeção para 2025 pela Fenabrave sugere um crescimento de 4,5% nas vendas de caminhões em relação ao ano anterior, prevendo um volume de cerca de 127,6 mil unidades, contra as 122,1 mil unidades de 2024.
Analisando por categorias, todas as classes de caminhões sofreram recuo de dezembro para janeiro. A categoria de caminhões pesados, que representa mais de 50% do volume total, foi a principal responsável pela queda, com 4.813 unidades emplacadas em janeiro, contra 6.003 em dezembro.
Arcelio Junior também destaca que janeiro é tradicionalmente um mês de desempenho mais fraco nas vendas de veículos devido a fatores como o pagamento do IPVA e o período de férias, que afetam o orçamento das empresas e dos motoristas autônomos.
O mercado de caminhões, portanto, inicia o ano com uma visão de cautela, mas com indicativos de recuperação e crescimento sustentado pela demanda e investimentos em infraestrutura e logística no país. A comunidade automotiva estará atenta aos próximos meses para avaliar se essa tendência de crescimento anual se manterá firme.

#Caminhões Mercado veículos pesados Vendas
Compartilhe

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vídeos em alta