fbpx

Lançamento da Cetec promete simplificar a pintura eletrostática a pó

Referência em equipamentos para pintura industrial, a Cetec acaba de lançar o Tecplus 8, aplicador manual para pintura eletrostática a pó. A principal atração da novidade é a programação prévia das receitas mais comuns de pintura, por exemplo, pintura de chapas, cantos e repintura em geral.

“Esse recurso torna muito prática a utilização do equipamento e atende a uma demanda que recebemos dos clientes da versão anterior de Tecplus. Vale a pena ressaltar que, caso deseje, o usuário também pode alterar as receitas de fábrica de acordo com as suas necessidades”, explica Eduardo Cernic, diretor da Cetec.

Praticidade, aliás, é uma característica marcante do Tecplus 8, salienta Cernic. Monocomando, o equipamento possui painel digital e apenas um botão liga/desliga e dois reguladores, um de vazão, outro de equalização do pó. Mais: toda a eletrônica embarcada conta com microprocessador 100% fabricado pela Cetec.

“Dessa forma, conseguimos deixar ainda mais simples a interface com o usuário. Sem contar que a parte eletrônica opera em baixa tensão, o que impede o retorno da alta tensão para o aplicador e eventuais danos ao seu funcionamento”, detalha o diretor da Cetec. Em paralelo, o sistema de resfriamento dos componentes eletrônicos embutido no Tecplus 8 faz com que a operação ocorra em temperaturas mais baixas. “Isso amplia a vida útil tanto do sistema eletrônico como do equipamento de forma geral”.


Leveza e ergonomia




O aplicador Tecplus 8 acompanha a pistola Tecnoplus. Também desenvolvida integralmente pela Cetec, é o modelo mais leve fornecido no Brasil: pesa apenas 285 g, além de ser ergonômica – sua empunhadura é de polipropileno, material leve e macio. “Ouvimos centenas de operadores até chegar em um design que realmente fosse confortável e fácil de manusear”, afirma Cernic.  

Com vazão máxima de 550 g/min, a pistola Tecnoplus aceita bicos circulares ou planos e dispõe de aterramento através do gatilho, aumentando a segurança do usuário.

Tanto o aplicador Tecplus 8 como a pistola Tecnoplus são comercializados diretamente pela Cetec ou por meio de sua rede de distribuidores e representantes, além de canais independentes de comércio eletrônico. Os equipamentos têm garantia de fábrica de um ano e, caso necessário, manutenção facilitada por terem apenas componentes nacionais.

O que é pintura eletrostática a pó?

A pintura eletrostática a pó é um processo de revestimento de superfícies que utiliza partículas de tinta em pó. A aplicação do pó se dá por meio de um equipamento eletrostático, que carrega as partículas com uma carga elétrica negativa. A superfície a ser pintada, por sua vez, é aterrada, criando uma atração eletrostática que faz com que o pó adira à superfície.

Após a aplicação do pó, a peça revestida é levada a uma estufa de cura. O calor provoca a fusão das partículas de pó, formando uma camada uniforme e sólida. Esse processo resulta em um acabamento de alta qualidade, durável e resistente a impactos, corrosão e produtos químicos.

A pintura eletrostática a pó é amplamente utilizada em diversos setores industriais, a exemplo da fabricação de móveis, automóveis, eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos. É uma opção ambientalmente mais amigável do que a pintura líquida tradicional, pois não utiliza solventes e reduz a emissão de compostos orgânicos voláteis (VOCs) na atmosfera.



######

Sobre a Cetec

Fundada em 1993, a Cetec é uma das principais fabricantes brasileiras de equipamentos para pintura industrial. Com fábrica de ponta em Barueri (SP), a Cetec já forneceu mais de 20 mil equipamentos no Brasil e exterior. Para mais informações, acesse www.cetecindustrial.com.br.

É apaixonado por carros? O QG do Automóvel criou um grupo especial de WhatsApp que vai te deixar por dentro das principais novidades do que acontece em Manaus. Clique agora e faça parte do grupo do QG do Automóvel! Esperamos você.

Deixe um comentário

Mais lidos

Nós usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.