RESUMO POR IA
A Hyundai está testando no Brasil, em parceria com a USP, o uso pioneiro de hidrogênio renovável produzido a partir do etanol em seu SUV Nexo, que oferece 163 cv e autonomia acima de 660 km, aproveitando a primeira estação de abastecimento do tipo instalada na universidade. Parte da estratégia global da montadora para consolidar o ecossistema do hidrogênio, o projeto, iniciado em 2024, destaca o potencial brasileiro na produção de etanol e foi tema de encontro entre o CEO da Hyundai, Euisun Chung, o presidente Lula e o reitor da USP em fevereiro do ano passado, reforçando a aposta em tecnologias sustentáveis como frenagem automática e controle adaptativo presentes no modelo.
Em um projeto pioneiro mundial, a Hyundai está testando no Brasil o uso de hidrogênio renovável produzido a partir do etanol em seu SUV Nexo, integrado a uma iniciativa da Universidade de São Paulo (USP). A universidade abriga a primeira estação de abastecimento desse tipo de combustível, marcando um passo inovador na busca por soluções sustentáveis para a mobilidade. A ação integra a estratégia global da montadora coreana de consolidar o ecossistema do hidrogênio — da produção ao uso — aproveitando o potencial do Brasil, líder na produção de etanol. O Nexo, que combina uma célula de combustível e um motor elétrico para entregar 163 cv e autonomia superior a 660 km (pelo ciclo WLTP), chegou ao país no início de 2024 para um programa de demonstração, ao lado de um modelo da Toyota e três ônibus para transporte interno da USP.
O projeto ganhou destaque há um ano, em fevereiro de 2024, quando o chefe-executivo da Hyundai Motor, Euisun Chung, se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Jr., para discutir os avanços da cadeia do hidrogênio e o papel estratégico do Brasil nesse cenário, dado sua expertise com etanol. Com mais de 38 mil unidades vendidas globalmente, o Nexo também impressiona pela tecnologia embarcada, trazendo assistentes como frenagem automática de emergência, monitoramento de ponto cego e controle de cruzeiro adaptativo. A iniciativa reforça a aposta da Hyundai em soluções de energia limpa e posiciona o Brasil como um laboratório vivo para o futuro da mobilidade sustentável.
#Hyundai hidrogÊnio
Deixe um comentário