O Bugatti Chiron Super Sport ‘Golden Era’ é talvez o projeto sob medida mais desafiador que a Bugatti já empreendeu. É o resultado de dois anos de artesanato inovador e…
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
O Bugatti Chiron Super Sport ‘Golden Era’ é talvez o projeto sob medida mais desafiador que a Bugatti já empreendeu. É o resultado de dois anos de artesanato inovador e personalizado, apresentando técnicas totalmente novas que o elevam do mundo automotivo para a arte pura. É a própria personificação da oferta Bugatti Sur Mesure, na qual as visões ambiciosas dos clientes para seus veículos – que se estendem além dos níveis já quase infinitos de personalização da Bugatti – são trazidas à vida em um processo colaborativo com a equipe de design.
Neste caso, essa visão veio de um colecionador da Bugatti com um profundo apreço pela história da Bugatti e pela intrincada engenharia do motor W16. Ele não só escolheu um Chiron Super Sport para celebrar o design do motor a combustão, mas ele queria prestar homenagem apropriada à história que levou à criação deste motor. Com esta visão apresentada à Bugatti, a equipa de design desenvolveu uma proposta que captou a essência do que torna a Bugatti especial, contada através das suas criações mais memoráveis e extraordinárias. E o resultado é: ‘Era de Ouro’.
Achim Anscheidt, ex-diretor de design da Bugatti responsável por esta criação, explica o ponto de partida da ideação: “Nossos clientes podem ser incrivelmente criativos e temos muito orgulho em ajudá-los a realizar o que sonham, mas comissões especiais extensas como essa são extremamente raras – geralmente não vemos mais do que uma ou duas criações nessa escala a cada ano. Dada a visão e a natureza exigente para este projeto – e a ideação fantástica que queríamos realizar – ‘Golden Era’ é provavelmente a peça mais exigente de trabalho de personalização sob medida em que minha equipe e eu já trabalhamos.
“Um cliente muito importante nos procurou e, durante nossas conversas, ele expressou que acreditava que o Chiron Super Sport e seu motor W16 representavam um momento marcante no mundo do automóvel. Ele queria fazer algo verdadeiramente único na celebração. Olhamos para trás através da história da Bugatti para encontrar vários desses momentos marcantes, incluindo os tempos de Ettore Bugatti, Jean Bugatti e Roland Bugatti, que realmente marcaram a primeira era de ouro para a marca. E depois, claro, a encarnação moderna da Bugatti de 1987, escolhendo os ícones desses tempos que vieram a definir a marca Bugatti. Nossa equipe propôs um conceito com 45 esboços dos ícones da marca que seriam desenhados à mão diretamente no próprio carro, e o proprietário imediatamente se apaixonou pela ideia. A implementação pode parecer bastante simples, mas alcançar um acabamento perfeito, e que duraria o teste do tempo, exigiu mais paciência e habilidade do que você poderia imaginar.”
O próprio cliente tem um grande apreço pela Bugatti, e o processo colaborativo dos designers com o proprietário – no qual ele fez inúmeras visitas à equipe para ver a visão ganhar vida – foi desencadeado por sua paixão desenfreada. Iniciando o relacionamento entre o cliente e a equipe da Bugatti em Molsheim – e supervisionando o projeto até sua fase final – foi o parceiro de revendedor confiável da Bugatti localizado em Greenwich, Connecticut.
O diretor administrativo da Bugatti, Hendrik Malinowski, diz: “Sur Mesure literalmente se traduz como sob medida e é essa abordagem completa e ultraluxuosa centrada no cliente para o design do carro que realmente o diferencia. Nossas equipes trabalharão lado a lado com nossos clientes para criar exatamente o que eles querem e, em seguida, trabalhar em estreita colaboração com eles ao longo de meses ou até anos para transformá-lo em realidade. Cada passo, cada decisão e, no caso da Era de Ouro, cada pincelada do lápis,
foi completado com a supervisão e a contribuição do proprietário para superar suas expectativas de uma maneira que nenhuma outra marca é capaz de fazer.”
O projeto geral do carro capturaria o legado incomparável da Bugatti, uma história contada através de uma composição de esboços lindamente intrincados retratando marcos da lendária marca. No lado do passageiro, 26 esboços desenhados à mão revelam ícones como o Type 41 Royale – elogiado como o carro mais luxuoso quando revelado em 1926 – e o Type 57 SC Atlantic, amplamente considerado como o carro mais bonito já projetado. É uma vitrine dos momentos em que a Bugatti mudou o curso da história automotiva com suas novas inovações. Do lado do piloto, 19 esboços retratam o renascimento e o sucesso duradouro da Bugatti desde 1987, desde o EB110, passando pelo Veyron e Chiron. Uma representação lindamente simples dos 3.712 componentes individuais que se juntam para criar o lendário motor W16 – o motor automotivo mais avançado já construído – legitimamente toma seu lugar como parte da obra-prima.
Deixe um comentário