fbpx

BMW lança nova geração do M5

O BMW M5 está entrando em uma nova era. Com 40 anos de história, o lendário sedã de alto desempenho da BMW M GmbH está entrando em sua sétima geração com um sistema de acionamento eletrificado pela primeira vez. O sistema M HYBRID específico do modelo dá ao novo BMW M5 potência máxima de 727 cv e torque máximo de 1.000 Nm. A combinação de um motor V8 de alta rotação com tecnologia M TwinPower Turbo e um motor elétrico, além de transferência de potência cortesia de uma transmissão M Steptronic de oito velocidades e tração integral M xDrive, permite aceleração de 0 a 100 Km/h em 3,5 segundos. 

A imponente entrega de potência e a experiência de desempenho emocionalmente envolvente servida pelo novo BMW M5 são acompanhadas por uma nova interpretação do design do carro de alto desempenho pelo qual M é reconhecido. O arco das rodas proeminente e as extensões da saia lateral, o avental dianteiro escultural e o revestimento específico do modelo em torno do pilar C – incluindo um logotipo “M5” em relevo para a dobra Hofmeister – dão ao carro uma aparência atlética que ajuda a diferenciá-lo mais claramente do que nunca do BMW Série 5 Saloon. Ao mesmo tempo, uma proporção excepcionalmente alta de superfícies pintadas na cor da carroceria cria uma aparência elegante com referências elegantes às suas habilidades dinâmicas superiores. 

O design exterior – tal como o ambiente do interior luxuoso, que é realçado com características específicas do M – acentua o carácter multicamadas do novo BMW M5. Seu senso de equilíbrio e segurança é alimentado por vastas reservas de poder que podem ser convocadas a qualquer momento. Mantido discretamente na reserva durante cruzeiros descontraídos e apenas elétricos, este desempenho vem à tona quando o BMW M5 revela o lado “sedã esportivo” de sua personalidade em distâncias mais longas – e é liberado em cheio na pista. 

O sistema M HYBRID, a transmissão de potência e a tecnologia de chassis são ajustados para dar ao M5 características específicas de desempenho, garantindo uma dinâmica transversal e longitudinal sem paralelo neste segmento de mercado. Juntamente com a sua elasticidade igualmente excepcional, o novo BMW M5 eleva o desempenho M a um novo nível. 

Sistema de propulsão M HYBRID no novo BMW M5: desempenho inebriante, impressionante autonomia elétrica. 

O sistema de propulsão M HYBRID do novo BMW M5 traz um motor V8 de 4,4 litros com caráter clássico de alta rotação juntamente com um motor elétrico, cujas características de desempenho são ajustadas especificamente para o M5 e que está integrado na transmissão M Steptronic de oito velocidades. O motor de combustão beneficia da tecnologia de ponta M TwinPower Turbo, de um coletor de escape de banco cruzado e de uma separação otimizada do óleo. Desenvolve potência máxima de 585 cv e torque máximo de 750 Nm. O motor elétrico entrega uma potência máxima de 197 cv e um binário nominal de 280 Nm. No entanto, graças a um estágio de pré-engrenagem, o torque efetivo na entrada da transmissão é aumentado para 450 Nm. 

A combinação de motor de combustão e motor elétrico segue o mesmo princípio do sistema de tração na máquina de corrida de resistência BMW M Hybrid V8. A capacidade do motor elétrico de gerar sua energia instantaneamente e a interação inteligentemente controlada do motor de combustão e do motor garantem que o sistema M HYBRID responda sem demora a cada movimento do acelerador. A entrega de potência linear típica dos modelos BMW M é encontrada aqui de forma particularmente atraente. O motor de oito cilindros pode girar até um máximo de 7.200 rpm, enquanto o novo BMW M5 trata seu motorista com a sensação de desenvolvimento implacável de potência nas faixas superiores de carga e velocidade. A velocidade máxima é limitada a 155 mph como padrão, mas o limitador pode ser aumentado para 189 mph se o pacote opcional M Driver for especificado. 

O sistema de escape desportivo instalado no novo BMW M5 sublinha a experiência de desempenho com uma nota de motor multifacetada e cativante. Ele possui flaps continuamente ajustáveis e controlados eletricamente e os dois pares de saídas de escape duplas familiares de outros modelos M, cada um com frisos de 100 milímetros em cromo preto. 

Quem acompanha a entrega de energia do motor elétrico é o BMW IconicSounds Electric. Este som de acionamento elétrico específico para M fornece respostas autênticas aos movimentos do acelerador quando o carro está operando no modo totalmente elétrico. Com a configuração relevante do sistema de acionamento, ele também gera uma faixa de impulso envolvente para destacar a chegada de energia elétrica extra em cima da potência do motor V8. 

No modo de operação totalmente elétrico, o novo BMW M5 pode atingir velocidades de até 87 mph. A bateria de alta tensão localizada na parte inferior da carroceria do carro tem 18,6 kWh de energia utilizável, permitindo uma autonomia elétrica de 42 a 43 milhas (WLTP), o que é incomparável com qualquer rival. A Unidade de Carregamento Combinado permite carregamento AC até 7,4 kW e, a partir de novembro de 2024, a taxa máxima de carregamento subirá para 11 kW. 

A potência gerada pelo motor de combustão e pelo motor elétrico é canalizada para a estrada através do sistema M xDrive de tração integral, com a configuração de viés traseiro particularmente pronunciada no modo 4WD Sport. No entanto, o motorista também pode selecionar o modo 2WD, que envia energia exclusivamente para as rodas traseiras com o sistema DSC (Dynamic Stability Control) desligado, o que atrairá motoristas experientes que preferem uma experiência de desempenho puro. Esta iteração mais desenvolvida do M xDrive – como o diferencial Active M controlado eletronicamente no eixo traseiro – é adaptada especialmente às características de desempenho do sistema de acionamento M HYBRID. 

Tecnologia de chassis sofisticada com afinação específica para M. 

O design do chassis do novo BMW M5 é composto por um eixo dianteiro duplo e um eixo traseiro de cinco elos com cinemática e elastocinemática personalizadas, além de uma série de outros componentes especialmente ajustados. A direção assistida eletricamente com M Servotronic e relação de direção variável tem uma conexão rígida com o subquadro do eixo dianteiro para garantir o feedback ideal da estrada e um alto grau de precisão direcional. Em conjunto com as largas faixas e a excelente rigidez torcional da carroceria e dos suportes do chassi, essa combinação produz os atributos de manuseio pelos quais os modelos BMW M são reconhecidos, moldados pela agilidade, precisão e acúmulo linear de forças laterais. 

Também equipada de série é a suspensão M adaptativa com amortecedores controlados eletronicamente e a direção ativa integral, que pode dirigir as rodas traseiras em até 1,5 grau. A afinação específica em M, as definições selecionáveis individualmente e a capacidade de ajustar os amortecedores em cada roda otimizam de forma independente a ligação do veículo à estrada. Isso aumenta a versatilidade do carro, oferecendo tudo, desde o conforto de condução diário até o desempenho dinâmico pronto para a pista. A direção traseira melhora a estabilidade direcional em altas velocidades, além de agilidade e conforto ao manobrar. 

Tração, agilidade e estabilidade direcional se beneficiam da limitação de deslizamento da roda do quase atuador e da conexão em rede de todos os sistemas de controle dentro da configuração integrada de gerenciamento de dinâmica transversal. Tanto os freios M Compound padrão quanto os freios cerâmicos M Carbon opcionais combinam com um sistema de frenagem integrado que apresenta ao motorista duas configurações de sensação do pedal. As jantes de liga leve M (20 polegadas no eixo dianteiro, 21 polegadas atrás) são equipadas de série. 

Sistemas de assistência para uma condução segura e confortável. 

O novo BMW M5 oferece uma seleção significativamente mais ampla de sistemas padrão e opcionais para condução e estacionamento automatizados em comparação com seu antecessor, aumentando a garantia e o conforto na condução diária. Especificação de série para a nova sétima geração do BMW M5 traz recursos como alerta de colisão frontal, Aviso de Saída de Faixa incluindo retorno de faixa com assistência de direção, o Assistente de Evasão, o Assistente de Atenção e o sistema Speed Limit Info. O Driving Assistant Professional opcional adiciona o Active Cruise Control com função Stop&Go juntamente com tecnologia, incluindo o Assistente de Direção e Controle de Faixa, detecção de semáforos, Assistente de Limite de Velocidade automático e Navegação Ativa. 

O novo BMW M5 está equipado de série com o Parking Assistant Professional, que permite estacionamento automatizado e manobras a distâncias de até 200 metros, controláveis de dentro do carro ou remotamente via smartphone. 

Maior flexibilidade para personalizar a experiência de condução. 

O painel de controlo na consola central do novo BMW M5 alberga uma composição de botões específica do modelo, que pode ser utilizada para adaptar a experiência de condução às preferências individuais de várias formas. O botão Setup fornece acesso direto à configuração do sistema de acionamento, Drivelogic, chassi, direção, sistema de frenagem e M xDrive, bem como a intensidade de recuperação de energia do freio. Duas configurações gerais do veículo podem ser armazenadas e selecionadas rapidamente usando os botões M no volante. A função Launch Control está disponível em todas as configurações de M Setup, exceto no modo 2WD do sistema M xDrive. 

Pressionar o botão DSC ativa o Modo Dinâmico M, aumentando os limites de intervenção DSC para entradas de freio e redução de potência do motor. Alternativamente, o DSC pode ser desligado completamente. Outro botão permite que o driver selecione o Modo M. Quando mudam da configuração padrão ROAD para SPORT, as intervenções dos sistemas de assistência ao motorista ficam restritas apenas às funções essenciais necessárias para uma condução esportiva, como é o conteúdo mostrado no display de informações. O M Drive Professional de série também permite o uso do modo TRACK, com outros recursos, incluindo o M Laptimer e a função Boost Control, que maximiza a dinâmica longitudinal ao executar sprints de médio alcance e manobras de ultrapassagem. 

O modo de operação do sistema M HYBRID também pode ser ajustado conforme desejado. O novo botão M Hybrid permite ao condutor escolher entre o modo HYBRID – para uma interação controlada de forma inteligente entre o motor de combustão e o motor elétrico para maximizar a eficiência ou o desempenho, dependendo da situação de condução – e a configuração ELECTRIC, em que o motor de combustão só é acionado pelo acelerador ou usando as patilhas de mudança de velocidade. O modo eCONTROL é usado para a recuperação eficaz da energia do freio e manutenção da carga da bateria em um nível constante. Além disso, o modo DYNAMIC concentra-se numa potência equilibrada do sistema para um desempenho consistente durante a condução em pista, enquanto o modo DYNAMIC PLUS proporciona potência total do sistema para um desempenho máximo na pista em rajadas curtas (por exemplo, qualificação). 

Cockpit progressivo do carro esportivo, displays específicos para M no BMW Curved Display, ambiente exclusivo. 

Além do painel de controle específico M no console central, o cockpit progressivo do esportivo no novo BMW M5 apresenta um volante de couro M de fundo plano com botões M iluminados, bancos multifuncionais M com amplas opções de ajuste elétrico e o BMW Curved Display, que, como o BMW Head-Up Display padrão, inclui conteúdo específico para M. O BMW Live Cockpit Professional de série também traz o sistema de navegação BMW Maps e a função Augmented View no visor de controle. 

Uma versão atualizada do BMW iDrive é de série no novo BMW M5. Ele é baseado no BMW Operating System 8.5 e projetado com controle de toque e fala natural em mente. A tecnologia digital agora também abrange os controles para as funções de controle de temperatura, com seleção de temperatura, intensidade do fluxo de ar, aquecimento dos bancos e aquecimento do volante agora controlado por tela sensível ao toque por meio de botões permanentes na seção inferior do display de controle ou por comando de voz. 

Também fazem parte do ambiente interno exclusivo o acabamento em couro Merino de série, a BMW Interaction Bar, ar-condicionado de quatro zonas, bancos dianteiros aquecidos, iluminação ambiente com iluminação interna específica para M, incluindo Welcome e Goodbye Animation, e o teto solar panorâmico de vidro. A especificação de série do novo BMW M5 também inclui iluminação ambiente, o sistema de som Bowers e Wilkins Surround, uma bandeja de carregamento sem fio, Comfort Access, um sistema de alarme, operação automática da porta traseira e o cabo de carregamento Professional para carregamento durante uma viagem. 

A lista de opções inclui o pacote exterior M Carbon, um cabeçote de Alcantara, ventilação ativa do assento e um engate de reboque. As peças BMW M Performance específicas do modelo estarão disponíveis para o novo BMW M5 desde o lançamento, com a seleção a incluir jantes de liga leve forjadas M Performance e componentes exteriores feitos de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP). 

É apaixonado por carros? O QG do Automóvel criou um grupo especial de WhatsApp que vai te deixar por dentro das principais novidades do que acontece em Manaus. Clique agora e faça parte do grupo do QG do Automóvel! Esperamos você.

Deixe um comentário

Mais lidos

Nós usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.