fbpx

Nissan revela protótipo de unidade de produção para baterias em estado sólido

A Nissan revelou um protótipo de instalações para produção de células laminadas para baterias de estado totalmente sólido, que a empresa pretende lançar no mercado em 2028. O protótipo das instalações, localizado no Centro de Pesquisas da Nissan, na Província de Kanagawa, tem o objetivo de dar impulso ao desenvolvimento de baterias de estado totalmente sólido.

Por meio de sua visão de longo prazo chamada de Nissan Ambition 2030, a Nissan pretende lançar um veículo elétrico com baterias de estado totalmente sólido desenvolvidas internamente, até o ano fiscal de 2028. A montadora japonesa tem planos de instalar uma linha de produção piloto em sua fábrica de Yokohama, no ano fiscal de 2024, na qual serão estudados os materiais, projeto e processos de manufatura para a produção de protótipos na linha. A Nissan acredita que as baterias de estado totalmente sólido podem ter um preço reduzido para 75 dólares por kWh no ano fiscal de 2028 e posteriormente para 65 dólares por kWh, fazendo com que os veículos elétricos estejam no mesmo nível de custos dos veículos movidos à gasolina.

As baterias de estado totalmente sólido devem mudar as regras do jogo em termos de tecnologias para acelerar a aceitação dos veículos elétricos. Este tipo de bateria tem uma densidade de energia aproximadamente duas vezes maior em comparação com as baterias de íons de lítio convencionais, permitindo reduzir o tempo de recarga devido à melhor performance de carga e recarga, além de custos menores, graças à oportunidade de utilizar materiais mais baratos. Com estes benefícios, a Nissan pretende utilizar as baterias de estado totalmente sólido em uma ampla gama de segmentos de veículos, incluindo picapes, aumentando a competitividade de seus veículos elétricos.

Kunio Nakaguro, vice-presidente executivo de P&D, comentou: “A Nissan tem liderado a tecnologia de eletrificação por meio de uma série de atividades de P&D, desde a pesquisa sobre materiais para baterias em nível molecular até o desenvolvimento de veículos elétricos seguros e de alta performance. Nossas iniciativas também incluem o desenvolvimento das cidades, utilizando os veículos elétricos como baterias estacionárias para a armazenagem de energia”.

“O know-how obtido por meio da nossa experiência serve de base para o desenvolvimento de baterias de estado totalmente sólido e nós temos acumulado importantes tecnologias em relação aos elementos. Daqui por diante, nossas divisões de P&D e manufatura continuarão trabalhando juntas para utilizar este protótipo de instalações de produção e acelerar as aplicações práticas das baterias de estado totalmente sólido”.

É apaixonado por carros? O QG do Automóvel criou um grupo especial de WhatsApp que vai te deixar por dentro das principais novidades do que acontece em Manaus. Clique agora e faça parte do grupo do QG do Automóvel! Esperamos você.

Deixe um comentário

Mais lidos

Nós usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.