fbpx

Para seduzir os motoqueiros Triumph lança motos de 400 cm³ 

A Triumph acaba de abrir mais uma porta para os amantes de suas motos, desta vez visando motociclistas que buscam um modelo de média cilindrada diferenciado, capaz de se destacar na multidão com seu apelo clássico e desempenho de vanguarda.

A Triumph está de olho nos novos motociclistas que procuram motos estilosas e naqueles que querem subir um degrau na cadeia evolutiva natural do mundo da moto. E para isso, a fabricante inglesa recriou dois sucessos de sua engenharia, só que desta vez com motor de media cilindrada São elas: Speed 400 e a Scrambler 400 X.

Como são as novas motos Triumph?

As duas são bastante sedutoras visualmente e mantêm profunda ligação com suas irmãs maiores, não só no aspecto visual das linhas arredondadas e sutis, mas como nas pinturas e, segundo a Triumph, na grande agilidade e prazer ao pilotar.

As motos compartilham o mesmo motor monocilíndrico que deu o nome à plataforma da família de 400 cm³, batizado de TR-Series. O propulsor tem exatos 398,15 cm³ de capacidade com 39,5 cv e 3,8 kgf.m de potência e torque máximos, respectivamente. O cabeçote tem 4 válvulas com comando DOHC e a refrigeração do motor é a líquido.

Entre as tecnologias embarcadas e compartilhadas pelas duas estão: o acelerador eletrônico, controle de tração comutável, embreagem assistida e deslizante, ABS nas duas rodas, imobilizador anti-furto como padrão, chave com chip transponder integrado e iluminação total LED.

A Triumph Speed 400

Como não poderia deixar de ser, a Triumph optou por oferecer dois de seus grandes sucessos da linha clássica e dual purpose no segmento de baixa cilindrada, a Speed 400 e a Scrambler 400 X, que também compartilham alguns outros componentes, como o sistema de freios. As suspensões, rodas e pneus também diferem para atender suas diferentes propostas.

O chassi é do tipo perimetral em tubos de aço com o subchassi aparafusado a ele. Na parte dianteira se acoplam as bengalas invertidas Showa de 43 mm de diâmetro, sem regulagens e 140 mm de diâmetro. 

Atrás, o monoamortecedor a gás com reservatório externo está acoplado à bela balança de alumínio, nele é possível fazer a regulagem na pre-carga da mola, o curso da suspensão é de 130 mm. Suas rodas são de liga de alumínio, tem 17 polegadas e calçam pneus Metzeler Sportec M9RR nas medidas 110/70 na frente e 150/60 atrás.

Tradição

O banco quase reto e a combinação de cores com o preto dominando motor, chassi, rodas e tampas laterais, valorizam a excelente pintura e marcam o tradicional nível de acabamento das motos da Triumph.

Os ingleses também desenvolveram uma gama com mais de 25 acessórios para que os clientes possam personalizar suas motocicletas, outra característica que a Triumph utiliza em todos os seus modelos.

A Triumph Scrambler 400 X

Algumas mudanças no chassi foram necessárias para deixar a Scrambler 400 X com caráter para desempenhar seu papel com eficiência. Segundo a fábrica, ela é uma moto capaz de oferecer excelente desempenho tanto no asfalto quanto na terra. Sua ergonomia também foi pensada para a dupla utilização, inclusive com a pilotagem de pé sobre as pedaleiras.

Para integrar essa aspiração as suspensões ganharam maior curso, instalaram uma roda dianteira com aro de 19 polegadas e sua geometria também foi alterada, inclusive com distância entre-eixos um pouco maior.

Os pneus também diferem no tipo, nela são os Metzeler Karoo Street, mais estreitos que os da Speed e para uso misto. Na frente utiliza 100/90 e na traseira 140/80, o que favorece as interações em estradas de terra.

Mais diferenças

A Triumph Scrambler 400 X pela sua personalidade aventureira tem guidão com barra de reforço, estilo motocross, protetores de mãos, o banco mais alto (que também parece ter uma camada de espuma um pouco menos volumosa) e apliques aderentes nas laterais do tanque.

Nesta versão é possível desligar o ABS e o controle de tração para poder superar os desafios do off-road um pouco mais pesado e assim poder chegar mais longe.

Detalhes finais e disponibilidade das novas motos da Triumph

Estas duas motos foram desenvolvidas em parceria com a indiana Bajaj, que se encarregará da produção e das vendas dos modelos na Índia e em alguns países da Ásia. As motos também serão montadas no Brasil, mais precisamente na planta da Triumph em Manaus por processo CKD, com nacionalização de parte de seus componentes.

Segundo os engenheiros da Triumph, tanto a Speed 400 quanto a Scrambler 400 X, têm como virtudes a boa pegada de seu motor, a agilidade apurada em qualquer situação e o sistema de freio pegajoso e bem dimensionado para frenagens fortes e seguras. Na Scrambler 400 X o disco de feio dianteiro tem 320 mm de diâmetro, enquanto na Speed é de 300 mm, mas ambas têm a pinça radial de quatro pistões e disco de 23 mm com pinça simples atrás.

O preço das novas motos da Triumph ainda não foi divulgado, mas não é segredo que as motocicletas da marca inglesa seguem o padrão premium e por isso devem ter seus preços posicionados entre representantes do segmento, como as BMW G 310 R e G 310 GS, Kawasaki Z400, KTM 390 Duke e até mesmo a Yamaha MT-03.

FOTO: Divulgação

É apaixonado por carros? O QG do Automóvel criou um grupo especial de WhatsApp que vai te deixar por dentro das principais novidades do que acontece em Manaus. Clique agora e faça parte do grupo do QG do Automóvel! Esperamos você.

Deixe um comentário

Nós usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.