fbpx

O GNV compensa mais que a gasolina? Especialista explica se a troca é rentável para o motorista 

Com as constantes alterações no preço da gasolina, os motoristas precisam estar atentos para procurar novas alternativas e driblar essa questão que pode pesar no bolso. Uma das opções é a troca da gasolina pelo Gás Natural Veicular (GNV). O assessor de assuntos econômicos do Sindipostos-CE, Antônio José Costa, explica um pouco como essa troca pode ser realizada e se compensa ao bolso do consumidor. 

Em termos econômicos, o GNV compensa mais do que a gasolina em cenários específicos. Segundo pesquisas, essa economia pode ser de até R$ 136 para modelos de veículos populares, como o Creta Action ou o Chevrolet Onix Plus 1.0. “O GNV é mais vantajoso para quem roda longas distâncias diariamente, como motoristas de aplicativos ou profissionais que utilizam o veículo como ferramenta de trabalho”, pontua Antônio José. 

Além disso, o GNV é mais econômico em veículos que foram convertidos para esse tipo de combustível e que são utilizados com frequência. Em comparação com a gasolina, o preço do GNV costuma ser mais estável, o que pode resultar em economia a longo prazo para o motorista. No entanto, é importante considerar o custo da instalação do kit de GNV, que inicialmente pode ser alto, mas que pode ser compensado ao longo do tempo, dependendo do uso do veículo. 

“Um ponto a ser considerado é a rentabilidade a longo prazo. Embora o custo inicial de instalação do sistema de GNV possa ser significativo, uma média de 5 mil reais, especialmente para veículos que não saem de fábrica com essa opção, a economia gerada pelo preço mais baixo do GNV pode compensar esse investimento ao longo do tempo, especialmente para quem utiliza o veículo com frequência”, explica Antônio.  

Além disso, o GNV se destaca como uma alternativa ambientalmente mais amigável em relação à gasolina, uma vez que produz menos emissões de poluentes, contribuindo para a redução da poluição do ar e para a preservação do meio ambiente.  

“Cada caso é único, e é fundamental fazer cálculos precisos para determinar a viabilidade econômica do uso do GNV em relação à gasolina, levando em consideração o custo da conversão, o consumo do veículo e o preço dos combustíveis na região”, finaliza o assessor de assuntos econômicos do Sindipostos-CE. 

É apaixonado por carros? O QG do Automóvel criou um grupo especial de WhatsApp que vai te deixar por dentro das principais novidades do que acontece em Manaus. Clique agora e faça parte do grupo do QG do Automóvel! Esperamos você.

Deixe um comentário

Mais lidos

Nós usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.