Dicas - 23 de julho de 2024

NTK explica sobre as duas principais usabilidades dos interruptores de pressão de óleo

Monitorar a pressão do óleo no motor é essencial para a saúde do veículo. Os fabricantes estabelecem uma pressão mínima de trabalho para garantir a lubrificação adequada do motor. Nesse contexto, os interruptores de pressão de óleo são cruciais para a segurança e durabilidade dos veículos. Com o objetivo de desmistificar sua aplicação e destacar […]

Por: Kryzalis
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Monitorar a pressão do óleo no motor é essencial para a saúde do veículo. Os fabricantes estabelecem uma pressão mínima de trabalho para garantir a lubrificação adequada do motor. Nesse contexto, os interruptores de pressão de óleo são cruciais para a segurança e durabilidade dos veículos. Com o objetivo de desmistificar sua aplicação e destacar suas funções, a NTK, marca da Niterra, multinacional japonesa que também detém a marca NGK, especialista em componentes para sistemas de ignição, apresenta os dois principais sistemas que se beneficiam da atuação desses componentes.

Sistema de lubrificação do motor: Localizados no sistema de lubrificação, os interruptores indicam quando a pressão do óleo está abaixo do mínimo especificado pelo fabricante. Ao ligar o contato, a luz de óleo no painel deve acender e apagar após a partida. Se a luz permanecer acesa com o motor em funcionamento, é sinal de baixa pressão de óleo, e o motorista deve desligar o motor imediatamente para evitar danos.

Sistemas hidráulicos pressurizados: Utilizados em veículos de carga, os interruptores de pressão de óleo monitoram a pressão nos acionadores hidráulicos, garantindo o funcionamento adequado e seguro desses sistemas.

Falhas e substituição dos componentes

Um dos principais sinais de falha em um interruptor de pressão de óleo é o vazamento de óleo, frequentemente causado pelo ressecamento da peça devido ao envelhecimento. Para verificar se o interruptor está funcionando corretamente, observe se a luz de óleo acende ao ligar o contato e apaga imediatamente após dar partida no motor. Caso contrário, uma verificação do sistema é necessária.

“Os interruptores fornecem proteção ao motor ao indicar quando a pressão do óleo está baixa. Quando a luz de óleo acende no painel, é um sinal de alerta para o condutor parar o veículo com segurança e buscar auxílio profissional. Agir imediatamente pode prevenir danos graves ao motor, garantindo que problemas sejam identificados e resolvidos rapidamente”, afirma Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra.

Quando a luz de óleo acende no painel, pode significar uma série de problemas no motor como a formação de borras no sistema de lubrificação que levam ao entupimento do sistema, folgas internas excessivas, que levam a perda de pressão no sistema, falhas na bomba de óleo e até mesmo baixo nível de óleo lubrificante ou aplicação de óleo fora de especificação. Um profissional poderá identificar a real causa do problema. Quanto ao vazamento de óleo, ele pode ser facilmente identificado visualmente, nível de óleo abaixando e até mesmo, por presença de manchas de óleo no piso da garagem, neste caso busque auxílio de um profissional.

Mori também alerta sobre a aplicação de produtos de limpeza interna de motores, conhecidos como flushing de motores, que podem causar o ressecamento da membrana interna do interruptor e dos vedadores de óleo. “Antes de aplicar esses produtos, verifique a compatibilidade.”

Recentemente, a NTK expandiu seu portfólio com o lançamento de novos interruptores de pressão de óleo. Este movimento visa fornecer componentes de alta qualidade para o mercado de aftermarket automotivo, garantindo que os consumidores tenham acesso aos melhores produtos disponíveis.

Dica do QG NTK
Compartilhe

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vídeos em alta