A Nissan Motor Co., Ltd. anunciou hoje os resultados financeiros para o ano completo e o quarto trimestre do ano fiscal de 2021. Resultados Financeiros do Ano O ambiente de…
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
A Nissan Motor Co., Ltd. anunciou hoje os resultados financeiros para o ano completo e o quarto trimestre do ano fiscal de 2021.
Resultados Financeiros do Ano
O ambiente de negócios no ano fiscal de 2021 permaneceu extremamente desafiador, afetado por fatores externos como a propagação prolongada do novo coronavírus, a escassez de fornecimento de semicondutores e os altos preços das matérias-primas.
Apesar destes desafios, a Nissan continuou progredindo no seu plano de transformação Nissan NEXT, fortalecendo sua base comercial, melhorando a qualidade das vendas e trazendo novos modelos para o mercado.
No ano fiscal de 2021, a rentabilidade melhorou significativamente em comparação com o ano anterior devido à contínua disciplina financeira e ao controle rigoroso dos custos fixos.
A melhoria na quamercado.nas vendas globalmente, apoiada pelas condições favoráveis de mercado nos Estados Unidos, levou a um aumento significativo na receita líquida por unidade dos principais novos modelos, contribuindo para a melhoria da lucratividade no período.
Para o ano fiscal completo, a receita líquida consolidada foi de 8,42 trilhões de ienes, resultando em um lucro operacional de 247,3 bilhões de ienes com uma margem operacional de 2,9%, e um lucro líquido1 de 215,5 bilhões de ienes.
O ano fiscal também marcou o primeiro retorno da Nissan à rentabilidade em três anos fiscais e a obtenção de uma margem operacional de 2%3, estabelecida como um marco no Nissan NEXT.
O fluxo de caixa livre para o negócio automotivo foi negativo de 294,7 bilhões de ienes, o caixa líquido automotivo foi de 728 bilhões de ienes.
Em função de seu melhor desempenho, a Nissan planeja pagar um dividendo de fim de ano de 5 ienes por ação para o ano fiscal de 2021.4.
Destaques financeiros do quarto trimestreDesde o ano fiscal de 2020, a Nissan tem melhorado constantemente a receita por unidade a cada trimestre, com esta tendência que continua até o quarto trimestre do ano fiscal de 2021.
Além disso, o fluxo de caixa livre para o negócio automotivo melhorou constantemente e se tornou positivo no quarto trimestre com base na equivalência patrimonial.
Perspectivas para o ano fiscal de 2022A Nissan espera que o ambiente de mercado seja mais severo do que no ano fiscal de 2021, devido à contínua escassez de fornecimento de semicondutores, preços mais altos de matéria-prima, custos de logística, a crise na Ucrânia, bem como o impacto dos lockdowns no fornecimento de peças na China.
Entretanto, com uma base comercial mais forte e uma transformação contínua, a Nissan visa manter um lucro operacional no mesmo nível do ano fiscal de 2021, garantindo a dinamização dos produtos, melhorando a qualidade das vendas e reforçando ainda mais a disciplina financeira e o controle dos custos fixos.
A empresa apresentou à Bolsa de Valores de Tóquio as seguintes previsões para o ano fiscal. Calculadas sob o método de equivalência patrimonial para a joint venture da Nissan na China, as previsões para o ano fiscal que termina em 31 de março de 2023 são:
PERSPECTIVA PARA O ANO FISCAL DE 2022
Com base no relatório TSE – JV na China pela base de equivalência patrimonial2 (em bilhões de ienes)
Receita líquida10.000Lucro operacional250Lucro líquido1150Dividendo por ação (iene)
Dividendo InterinoDividendo de Final de AnoANO FISCAL 2021054ANO FISCAL 2022 (Perspectiva)TBD5
Comentando os resultados, o presidente e CEO da Nissan, Makoto Uchida, disse: “O ano fiscal de 2022 será um ano importante à medida que nos aproximamos do ano fiscal de 2023, o último ano do Nissan NEXT.
Embora esperemos que o ambiente empresarial se torne ainda mais desafiador, estamos confiantes de alcançar nosso plano de transformação e assegurar que a Nissan continue sendo uma empresa verdadeiramente saudável e resiliente, que possa ser financeiramente estável e rentável em qualquer ambiente empresarial e possa manter um crescimento sustentável.
Vamos reafirmar a meta do plano de uma margem operacional de 5% no ano fiscal de 2023″.
Deixe um comentário