MERCADO - 25 de outubro de 2021

Mercedes-Benz registrava há 50 anos patente do airbag

O airbag é uma das mais importantes inovações da Mercedes-Benz no campo da segurança passiva. A data de 23 de outubro de 1971 é muito importante nessa história de sucesso: naquele dia,…

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

O airbag é uma das mais importantes inovações da Mercedes-Benz no campo da segurança passiva. A data de 23 de outubro de 1971 é muito importante nessa história de sucesso: naquele dia, há quase cinquenta anos, a Daimler-Benz AG solicitou o registro de uma patente intitulada “dispositivo de proteção para os ocupantes de um veículo motorizado” (especificação DE 21 52 902 C2). Os engenheiros da marca já vinham trabalhando na bolsa de ar inflável desde 1966.

No final de 1980, os primeiros sedãs Classe S (série modelo 126) foram entregues com a combinação do airbag para o motorista e o tensionador dos cintos de segurança. O sistema de retenção teve sua primeira apresentação pública mundial no Salão Internacional do Automóvel de Amsterdam (IAMS), entre 5 e 15 de fevereiro de 1981. Isto mostra a importância da perseverança e força de execução para o sucesso de inovações no desenvolvimento dos automóveis.

Em 1992, os airbags para o motorista e passageiro na parte da frente do veículo foram introduzidos como equipamentos de série, inicialmente na Classe S, SL e os modelos 400 E e 500 E (série modelo 124). O sistema de segurança foi disponibilizado para todos os outros modelos como opcional. Ao longo das últimas quatro décadas, esse “dispositivo de proteção contra impactos” foi adotado em quase todos os veículos.

No quesito segurança, a Mercedes-Benz tem continuado a desenvolver os airbags, com importantes inovações adicionais como: o airbag lateral (1995), o airbag de janela (1998), o airbag lateral para cabeça e tórax (2001), o airbag de joelhos (2009) e, em 2013, o airbag lateral para tórax/pélvis, o airbag lateral dos bancos e o airbag de cinto, um tirante de cinto de segurança inflável.

No Classe S da série de modelos 221, apresentado em 2005, o gerador de gás inflava os airbags do motorista e do passageiro da frente em dois estágios, dependendo da gravidade do acidente. No atual Classe S, (série modelo 223), os airbags frontais passaram a ser disponibilizados pela primeira vez para os dois assentos traseiros externos.

Quarenta anos após a introdução dos airbags, é a primeira vez que um conceito totalmente novo está sendo aplicado, especialmente adequado às condições da parte traseira do veículo. Um grande número de sistemas de segurança ativos e passivos e inovações, muitos da Mercedes-Benz, contribui para reduzir o número de pessoas envolvida em acidentes nas cidades e nas estradas.

Compartilhe

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vídeos em alta