Na maioria dos textos que começo, sempre faço menção à alguma conversa, fato que aconteceu, algo que li ou assisti, e por muitas vezes alguma experiência que vivi, e é…
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Na maioria dos textos que começo, sempre faço menção à alguma conversa, fato que aconteceu, algo que li ou assisti, e por muitas vezes alguma experiência que vivi, e é assim que é a melhor maneira de repassar informações para as pessoas, tendo passado pela experiência. Então vamos lá!
Uma vez, um grande amigo e executivo de uma grande empresa, tinha saído de uma reunião com sua equipe, uma grande equipe por sinal, e após abordar um assunto relativamente polêmico, que no meu entendimento deveria gerar “discussões” (no bom sentido), houve uma concordância geral de todos. Quando ele me falou isso, eu automaticamente perguntei: “Amigo você não acha estranho ou não te incomoda, em um assunto como esse não ter nenhum tipo de discordância ou questionamento de todo seu quadro de gestores e supervisores??”. Ele parou e me olhou fixo sem entender, e veio o: “Por que?”.
No meu humilde entendimento, ter 100% de concordância da equipe, em assuntos que claramente necessitam de novos pontos de vista, é muito ruim, é praticamente você ter uma equipe sem ideias, sem perspectivas, SEM CORAGEM, ou seja, não faz sentido reunir todos pra discutir algo novo se a concordância é geral. Para todo líder é crucial ter uma equipe que o questione, que tente transformar, ainda mais, a nova ideia, que traga uma oportunidade ainda melhor, para o que está sendo discutido, afinal, eles estão ali também para isso.
Como dizia numa frase do Steve Jobs: “Não tem sentido contratar pessoas inteligentes, e depois lhes dizer o que deve ou não fazer.”
Uma vez, num vídeo que assisti do Karmal, ele disse que ter um pessimista na equipe é muito bom, pois, ele é excelente em apontar TUDO que pode dar errado, pode fazer um teste. Você pode vir com a melhor ideia do mundo, porém, o pessimista de longe diz: “Isso não vai dá certo!!!” E pergunte o porquê. Ele vai te dizer em detalhes o que pode dá errado. Não desista, só escute a primorosa orientação do seu pessimista rsrs e faça os ajustes.
Enfim, fica aqui mais uma dica, nunca ache positivo levantar uma pauta de discussão e sair dela sem que sua equipe questionar de maneira positiva, visando o melhor para o negócio, se isso não acontece, tenha uma ponta de dúvida que você está caminhando muito “sozinho”.
Sucesso boas vendas e vamos em frente.
Erikson Pessoa
Um entusiasta da profissão de vendas e faminto em desenvolver pessoas a desempenharem de forma vibrante suas atividades!
Deixe um comentário