A equipe Baja UEA, composta por estudantes de engenharia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), celebrou seu oitavo título consecutivo como a melhor equipe da região Norte e alcançou a 48ª posição na 29ª Competição Baja SAE Brasil – Etapa Nacional. Anualmente, o grupo participa das competições Nacionais Baja SAE, onde os estudantes de […]
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
A equipe Baja UEA, composta por estudantes de engenharia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), celebrou seu oitavo título consecutivo como a melhor equipe da região Norte e alcançou a 48ª posição na 29ª Competição Baja SAE Brasil – Etapa Nacional. Anualmente, o grupo participa das competições Nacionais Baja SAE, onde os estudantes de Engenharia têm a oportunidade de aplicar seus conhecimentos práticos, preparando-se para o mercado de trabalho.
O projeto teve início em 2011 e, em 2012, sob a liderança do Prof. Dr. Eduardo Barreda e com o apoio do coordenador de Engenharia Mecânica, Prof. Dr. Gilberto Garcia, consolidou-se graças a uma parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam). Esse apoio foi crucial para a construção e montagem de uma oficina, inaugurada em 2013.
Veículo Baja
O veículo Baja é um automóvel projetado para uso off-road, idealizado para um único piloto e adaptado para diversas condições de terreno, especialmente superfícies de terra. O nome “Baja” originou-se como um apelido informal para uma modificação não oficial de um Fusca da Volkswagen, adaptado para estradas de terra na região do deserto de Baja, na Califórnia.
Em visita à Reitoria da UEA, a equipe apresentou o veículo ao reitor, Prof. Dr. André Zogahib, à vice-reitora, Prof.ª Dra. Kátia Couceiro, e a outros representantes da gestão superior. “É um orgulho imenso saber que temos docentes e acadêmicos representando o nosso estado com um projeto tecnológico de tamanha qualidade. Esperamos novos investimentos e ainda mais destaque para a equipe”, afirmou o reitor.
A equipe destaca a iniciativa de unir estudantes para desenvolver um projeto de Mini Baja, impulsionando a região Norte e promovendo a liderança nacional no Projeto Baja SAE. Além disso, eles aspiram representar a comunidade de engenheiros do Amazonas em nível internacional e estabelecer parcerias estratégicas com empresas colaboradoras, formando profissionais de alta qualidade.
Félix Oliveira, capitão da equipe, ressaltou a importância do projeto. “Ser capitão é uma experiência única. É uma honra liderar uma equipe dedicada e talentosa. Todos os dias, enfrento desafios desde o planejamento de eventos até o projeto de sistemas de transmissão. Estamos ansiosos para a próxima competição, pois dedicamos um ano inteiro ao projeto para, em quatro dias, colocar tudo à prova. Vamos alcançar novos patamares”, declarou.
Para mais informações sobre o Baja UEA, visite o Instagram: @bajauea e o site da equipe: bajauea.com.br.
Deixe um comentário