Opinião - 30 de novembro de 2021

O fim do Volkswagen Gol

Uma longa e importante história no Brasil parece estar chegando ao fim. O Volkswagen Gol, que passou 27 anos na liderança do mercado nacional, foi lançado em maio de 1980…

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Uma longa e importante história no Brasil parece estar chegando ao fim. O Volkswagen Gol, que passou 27 anos na liderança do mercado nacional, foi lançado em maio de 1980 e tem, em seu histórico marcos importantes, recordes e inovações do setor.

O projeto do Gol começou em 1976 e foi desenvolvido de acordo com as condições de uso no país. O nome foi dado em função da ligação emocional do brasileiro com o futebol. Passou por várias reestilizações, ganhando, por último, em 2012 o visual que adota hoje. Este design o alinhou à nova identidade mundial da marca, com destaque para os faróis e lanternas mais quadrados inspirados no Polo europeu. Além disso, também evoluiu ao adotar uma nova arquitetura eletrônica.

Produção da primeira geração do Gol, com motor 1.3, na fábrica de Taubaté – Crédito: Volkswagen/Divulgação

O Gol é tido como um dos maiores sucessos da Volkswagen. Fabricado no Brasil desde 1980, o carro é o mais exportado da história do País, tendo sido líder de vendas por quase 30 anos e, nos últimos dez meses deste ano, emplacou com 1.057 unidades no Amazonas. Contudo, a história de sucesso parece que vai sucumbir às necessidades de adaptação e às novas exigências do mercado.

O motivo para o fim da versão recai na nova norma de emissões do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores L7 (Proconve L7), a qual exige redução nas emissões de poluentes dos veículos nacionais. O programa entra em vigor no começo de 2022, e algumas montadoras terão de atualizar o conjunto mecânico dos veículos para cumprirem as exigências. No caso de carros com plataformas mais antigas, como o Gol, as mudanças podem não ser vantajosas.

Polo Track, o sucessor do Gol em 2023 – Crédito: Volkswagen/Divulgação

Todas as montadoras nacionais estão investindo pesado para minimizar o uso da gasolina como matriz energética e apostar em conjuntos híbridos flex. A intenção é encerrar a produção de modelos que estejam fora dessas plataformas. Para a Volkswagen, o grande passo nesse sentido é o lançamento do Polo Track em 2023 que dará início a uma nova família de produtos.
Apenas o Gol, Voyage, Saveiro são feitos ainda fora dessa nova plataforma, na VW. O Polo Track, que será feito na fábrica de Taubaté (SP), de onde sai o Gol atualmente. O Gol seguirá em produção até 2023. No ano seguinte, todos os modelos vendidos no Brasil deverão, de acordo com a legislação, ter controle de estabilidade. Para que o Gol permanecesse à venda, demandaria investimentos na planta fabril que inviabilizam sua produção, de forma que o Polo Track assume o posto de carro de entrada da marca no Brasil.

Desde 2008 convivemos com o Gol sem qualquer reestilização ou mudança interna que possa definir uma nova geração do modelo. A plataforma tecnológica é a mesma lançada em 2002 com limitações técnicas de ergonomia, espaço interno e necessitando atualizações que robustas para enquadrá-lo em novas legislações. O controle de estabilidade exigido pela legislação demanda grandes mudanças na plataforma do gol e, em janeiro de 2024, há exigência proteção contra batidas laterais, faróis de rodagem diurnos e o aviso de não afivelamento de cintos de segurança, que se tornarão obrigatórios. Isso, aliado aos preços atuais do Volkswagen Gol, que variam entre os R$ 68.750 da versão 1.0 básica e os R$ 76.290 do Gol 1.6, inviabilizam o modelo no mercado, que, frente ao preço, torna os compactos modelos com uma percepção de valor incompatível.

Crédito: Volkswagen/Divulgação

O Consumidor Brasileiro está descobrindo os modelos mais espaçosos, com mais acessórios e mais compatíveis com as comodidades exigidas por uma família de tamanho médio. Nestes itens, as SUVs despontam como grandes apostas. Os compactos tiveram seu tempo, mas parece que vão ficar para a história e no coração daqueles que os guardarão em suas memórias, ou como relíquias, nas suas garagens.

Gol Volkswagen VolkswagenGol
Compartilhe

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vídeos em alta