A Volvo, marca sueca conhecida por sua tradição em segurança, está acelerando seus planos para se tornar uma montadora puramente elétrica. A empresa projetou o fim da produção de seus modelos com motores a combustão até 2030, em um movimento ousado para se adaptar às mudanças no mercado automotivo.
Entretanto, parece que esse futuro 100% elétrico da Volvo vai levar um pouco mais de tempo do que o planejado. Um dos sinais disso é o lançamento do novo Volvo XC90 reestilizado, uma atualização do icônico SUV da marca.
O “novo” Volvo XC90 Essa é a segunda reestilização do Volvo XC90, que está chegando ao mercado com diversas mudanças visuais. A dianteira foi redesenhada, ficando mais próxima da identidade visual dos modelos elétricos mais recentes da Volvo, como o compacto EX30 e o SUV de grandes dimensões EX90.
As principais alterações externas incluem novos faróis, grade frontal e para-choque, além de mudanças na traseira, como novo para-choque, lanternas com máscara escura e novo arranjo de luzes. O modelo também recebe rodas inéditas.
Por dentro, o painel foi remodelado com linhas mais horizontais, novos materiais de acabamento sustentáveis e uma central multimídia aprimorada, agora com sistema operacional do Google.
Mecânica e futuro da Volvo A Volvo não alterou o conjunto motriz do XC90, que seguirá sendo oferecido em versões híbridas leves e plug-in. A única mudança foi a recalibragem da suspensão em alguns modelos.
Enquanto o XC90 reestilizado chega ao mercado europeu ainda este ano, o Volvo EX90, o modelo 100% elétrico que deve substituir o XC90, ainda enfrenta atrasos na produção. Inicialmente previsto para estar disponível no Brasil, o lançamento do EX90 foi postergado e os primeiros exemplares só começaram a ser entregues em junho deste ano, na fábrica nos Estados Unidos.
Apesar dos planos ousados da Volvo para se tornar uma marca puramente elétrica, parece que a transição vai levar um pouco mais de tempo do que o inicialmente projetado. A Volvo está equilibrando cuidadosamente sua oferta de modelos a combustão e elétricos, buscando atender às demandas atuais do mercado.