Piloto de ralis do século. O melhor piloto de ralis de todos os tempos. Condutor do milénio. Até o falecido e grande Niki Lauda o apelidou de “génio sobre rodas”! Quem…
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Piloto de ralis do século. O melhor piloto de ralis de todos os tempos. Condutor do milénio. Até o falecido e grande Niki Lauda o apelidou de “génio sobre rodas”! Quem mais poderia ser, além de Walter Röhrl, outrora piloto oficial da Opel nos ralis, duplo Campeão do Mundo de Ralis e múltiplo vencedor do famoso Rali de Monte Carlo, que hoje celebra 75 anos?
No entanto, títulos como estes deixam muito frio o ícone bávaro. Tudo o que sempre quis foi provar que era, muito simplesmente, o melhor piloto de ralis do mundo. “O meu objetivo era mostrar que podia ganhar com qualquer carro”, disse Röhrl no livro “Opel Motorsport mit Tradition”, e a ambição da sua vida era vencer o Rali de Monte Carlo, feito que alcançou ao volante de quatro carros diferentes.
A fiabilidade Opel: Röhrl e o Ascona 400 derrotaram a potência dos adversários para ganhar o “Monte” de 1982
De acordo com o próprio Röhrl – ele que, em 1974 e navegado por Jochen Berger, conquistara o Campeonato da Europa de Ralis ao volante de um Opel Ascona A oficial –
uma das suas melhores vitórias no “Monte” aconteceu em 1982, com o Opel Ascona 400. “Defrontávamos o Hannu Mikkola, no seu Audi Quattro com tração integral e pelo menos 400 cv”, recorda. “Ao contrário, o nosso Ascona 400 tinha apenas tração traseira e 260 cv! Mas o ‘der Zuverlässige’ (‘o de confiança’) da Opel fez jus ao nome e aquando da segunda etapa já estávamos firmemente na liderança do rali.”
O resto é história, como se costuma dizer, sendo que após essa vitória no “Monte”, Röhrl prosseguiu a época até alcançar o seu segundo título de Campeão do Mundo de Ralis – Pilotos (e o primeiro da Opel) no demolidor Rali Costa do Marfim.
Röhrl permanece intimamente ligado à Opel até hoje. Por exemplo, é proprietário de um Opel GT que adquiriu ao seu antigo mecânico-chefe, Herbert Fabian. “Gosto de levar o GT quando vou às compras”, sorri. “É a mistura perfeita entre prazer de condução e aceitação social – quando apareces num Opel GT não há ciúmes, só admiração.”
ADAC Opel e-Rally Cup: “Um feito notável”
Röhrl, o perfeccionista ao volante que é também famoso por ser direto a dizer o que pensa, é também um aficionado seguidor do troféu 100% elétrico ADAC Opel e-Rally Cup, disputado com o Opel Corsa-e Rally. “É notável o que já alcançaram”, reconhece, “Os carregamentos são uma difícil particularidade. Claro que agora as especiais de classificação têm de ser mais curtas; as longas especiais que percorríamos são impossíveis de fazer em modo elétrico. Mas se é o preço para trazer ralis para o século XXI, então esse é o caminho certo a seguir.”
Como é hábito, o fã dos desportos Röhrl irá hoje celebrar o seu aniversário com botas de neve: “São duas horas, primeiro a subir a colina e depois a descer – fantástico! Se não praticar desporto todos os dias fico rabugento, mesmo que já não esteja em forma como antes. Mas não há muito tempo fui andar de bicicleta com amigos – alguns deles apenas na casa dos 50 – e ainda os bati, não só a descer, mas também a subir!”
É este o verdadeiro Walter Röhrl, o lendário piloto de corridas e de ralis idolatrado em todo o mundo pelos fãs dos desportos motorizados. O que mais haverá para dizer senão “Parabéns e muitos felizes regressos no teu 75º aniversário, de todos nós, na Opel!”
Deixe um comentário