O isolamento social acelerou o processo de digitalização durante a pandemia e a conectividade avança não apenas entre os aparelhos eletrônicos, mas também com os automóveis. Líder em inovação, a…
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
O isolamento social acelerou o processo de digitalização durante a pandemia e a conectividade avança não apenas entre os aparelhos eletrônicos, mas também com os automóveis. Líder em inovação, a Chevrolet registrou em 2021 recorde com sua frota de carros conectados ativos. Ao todo, são 265 mil clientes apenas no Brasil usufruindo de serviços como o Wi-Fi veicular, o OnStar e o myChevrolet app – este montante de usuários representa um incremento superior a 30% em relação ao ano anterior, ou 10 vezes mais que o ritmo de crescimento do mercado de automóveis e comerciais no país.
A relação mostra como a conectividade está ganhando ainda mais importância dentro do universo da mobilidade, mesmo com os gargalos globais enfrentados pela cadeia de fornecedores que atingem outros segmentos do mercado também.
“Os serviços conectados crescem de maneira exponencial porque o motorista já qualificou o quanto eles agregam no que se refere à comodidade, praticidade e, principalmente, tranquilidade. Tanto que um dos maiores benefícios trazidos pela tecnologia está na maior segurança aos passageiros”, explica Jaime Gil, diretor de Serviços Conectados da GM América do Sul.
O próprio Bluethooth, considerado o pontapé da conectividade, nasceu para trazer mais segurança. Afinal, ele permite que o motorista atenda chamadas de telefone pelo sistema de áudio do veículo sem tirar as mãos do volante e os olhos da estrada. O segundo nível veio com a chegada do Android Auto e Apple Car Pay, possibilitando a projeção de aplicativos do smartphone na tela do veículo.
Atualmente todo portfólio de novos produtos da Chevrolet oferece serviços de conectividade, desde o superesportivo Camaro até o compacto Onix. O modelo de entrada da marca passou recentemente a trazer OnStar também para as versões intermediárias (RS, LTZ e Midnigh). Antes, era exclusividade da configuração mais sofisticada, a Premier. O Onix juntamente com o Tracker são os atuais campeões de vendas em seus respectivos segmentos e os que lideram os índices de digitalização da marca. De suas unidades equipadas com a tecnologia, 98% deles têm o sistema ativo. O público familiar e o perfil antenado dos consumidores contribuem para este fenômeno.
Próximo da totalidade também é o percentual de veículos roubados localizados pelo OnStar. Isto porque, assim que a central é informada e autorizada, ela inicia o rastreamento e pode até fazer o bloqueio do motor para facilitar as buscas por parte das autoridades. O caso do furto de um veículo de uma concessionária Chevrolet em Belém (PA), em setembro, ganhou repercussão nacional pela rápida recuperação do automóvel graças a este sistema.
Deixe um comentário