MERCADO - 16 de novembro de 2021

Com alta na gasolina, aumenta a procura pelo ‘Kit Gás’ em Manaus: ‘Agenda lotada’, diz dono de oficina

O Gás Natural Veicular (GNV) ainda é pouco conhecido pelos amazonenses, mas com os combustíveis convencionais chegando a preços astronômicos, aumentou a procura pela conversão veicular para o GNV, na…

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

O Gás Natural Veicular (GNV) ainda é pouco conhecido pelos amazonenses, mas com os combustíveis convencionais chegando a preços astronômicos, aumentou a procura pela conversão veicular para o GNV, na capital amazonense, principalmente por motoristas que trabalham com serviços de mobilidade urbana.

No bairro Praça 14, na zona Sul da cidade, em uma empresa especializada e credenciada para realizar o serviço, a agenda está lotada para a instalação do “Kit Gás” em veículos. O proprietário da empresa, Wallace Silva, argumenta que o GNV é a solução para o estado do Amazonas.

“O gás natural é uma opção para a população de Manaus. Devido ao aumento da gasolina a procura aumentou 100%.
Hoje, em média, nós estamos instalando, por semana, trinta (30) carros. Esse mês a nossa agenda está lotada. Temos que ter certeza que hoje o GNV é a solução para o Amazonas. É um combustível limpo e que polui menos.”, diz o empresário.

Instalação é feita em oficina especializada e credenciada pelo Inmetro

O proprietário da empresa ainda fala sobre a economia que é possível se ter com o GNV, e defende que a população precisa ter acesso ao gás natural veicular.

“O cálculo que fazemos é muito básico. Com o GNV a economia chega há 50 ou 60% em comparação à gasolina e ao álcool. A gasolina está (RS) 6,59 (o litro) e o GNV está (R$) 4,19 (metro cúbico). Ele (o proprietário de veículo) tem uma economia tanto no valor do metro cúbico quanto no quilômetro rodado. Hoje o Amazonas tem gás de sobra e a população tem que usar esse gás.”

Segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), de janeiro a setembro deste ano foram realizadas mais de 160 mil conversões de veículos para gás natural veicular (GNV), um aumento de 86% quando comparado ao mesmo período do ano passado, onde foram feitas 86 mil instalações.

Proprietário do veículo deve solicitar ao Detran autorização para conversão do carro para GNV

Para os interessados em realizar a conversão do veículo para GNV, o primeiro passo é procurar uma oficina especializada no segmento, que deve estar registrada no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

O passo seguinte é solicitar autorização prévia ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para instalação do sistema.

Em posse do atestado da qualidade, notas fiscais de instalação e dos documentos emitidos pela oficina, é necessário levar o veículo a uma instituição técnica licenciada em Engenharia Veicular pelo Senatran e acreditada como Organismo de Inspeção de Segurança Veicular pelo Inmetro.

Para os veículos aprovados é emitido o Certificado de Segurança Veicular (CSV), que deve ser entregue ao Detran.

Veja a live:

Fotos: Eduardo Leão

Compartilhe

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vídeos em alta