O Gás Natural Veicular (GNV) ainda é pouco conhecido pelos amazonenses, mas com os combustíveis convencionais chegando a preços astronômicos, aumentou a procura pela conversão veicular para o GNV, na…
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
O Gás Natural Veicular (GNV) ainda é pouco conhecido pelos amazonenses, mas com os combustíveis convencionais chegando a preços astronômicos, aumentou a procura pela conversão veicular para o GNV, na capital amazonense, principalmente por motoristas que trabalham com serviços de mobilidade urbana.
No bairro Praça 14, na zona Sul da cidade, em uma empresa especializada e credenciada para realizar o serviço, a agenda está lotada para a instalação do “Kit Gás” em veículos. O proprietário da empresa, Wallace Silva, argumenta que o GNV é a solução para o estado do Amazonas.
“O gás natural é uma opção para a população de Manaus. Devido ao aumento da gasolina a procura aumentou 100%.
Hoje, em média, nós estamos instalando, por semana, trinta (30) carros. Esse mês a nossa agenda está lotada. Temos que ter certeza que hoje o GNV é a solução para o Amazonas. É um combustível limpo e que polui menos.”, diz o empresário.
O proprietário da empresa ainda fala sobre a economia que é possível se ter com o GNV, e defende que a população precisa ter acesso ao gás natural veicular.
“O cálculo que fazemos é muito básico. Com o GNV a economia chega há 50 ou 60% em comparação à gasolina e ao álcool. A gasolina está (RS) 6,59 (o litro) e o GNV está (R$) 4,19 (metro cúbico). Ele (o proprietário de veículo) tem uma economia tanto no valor do metro cúbico quanto no quilômetro rodado. Hoje o Amazonas tem gás de sobra e a população tem que usar esse gás.”
Segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), de janeiro a setembro deste ano foram realizadas mais de 160 mil conversões de veículos para gás natural veicular (GNV), um aumento de 86% quando comparado ao mesmo período do ano passado, onde foram feitas 86 mil instalações.
Para os interessados em realizar a conversão do veículo para GNV, o primeiro passo é procurar uma oficina especializada no segmento, que deve estar registrada no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
O passo seguinte é solicitar autorização prévia ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para instalação do sistema.
Em posse do atestado da qualidade, notas fiscais de instalação e dos documentos emitidos pela oficina, é necessário levar o veículo a uma instituição técnica licenciada em Engenharia Veicular pelo Senatran e acreditada como Organismo de Inspeção de Segurança Veicular pelo Inmetro.
Para os veículos aprovados é emitido o Certificado de Segurança Veicular (CSV), que deve ser entregue ao Detran.
Veja a live:
Fotos: Eduardo Leão
Deixe um comentário