A venda de veículos acelerou no Amazonas, nessa primeira quinzena de novembro. Foram emplacados 961 carros e comerciais leves, com uma média diária de 107 unidades, um crescimento de 31,8%…
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
A venda de veículos acelerou no Amazonas, nessa primeira quinzena de novembro. Foram emplacados 961 carros e comerciais leves, com uma média diária de 107 unidades, um crescimento de 31,8% em relação à primeira quinzena de outubro, conforme os dados da Fenabrave.
No varejo foram comercializados 488 unidades, um aumento de 5,4%, se comparado ao mês passado. Já na modalidade de venda direta (transações com locadoras, frotistas, taxistas, PcD e produtores rurais) o crescimento foi de 77,8% em relação ao mesmo período de outubro, representando 473 veículos emplacados.
Mas você deve tá se perguntando: como assim 77,8%? Isso porque a nossa base de comparação é frágil. Esse resultado foi efeito de demanda reprimida, porque o mercado ainda sofre com a falta de carros, gerado pela instabilidade no fornecimento de componentes eletrônicos.
No acumulado do ano, já foram emplacados 21.578 e, comparando ao mesmo período de 2020, houve uma retração de -9,1%.
No ranking geral a Chevrolet segue na frente, com o Onix na primeira posição, tendo 150 unidades emplacadas. Já a segunda posição é ocupada pela S10 com 72 picapes vendidas e, fechando o pódio, na terceira posição vem o Volkswagen Gol com 58 unidades comercializadas.
O destaque da quinzena é o Chevrolet Onix que volta a figurar na primeira posição. O hatch, que teve sua produção parada por vários meses, devido a falta de semicondutores, teve sua fabricação dobrada em dois turnos no final de setembro, e agora colhe os resultados dessa demanda reprimida.
O segmento de picape repete a primeira quinzena de outubro e aparece com cinco modelos entre as dez primeiras posições, sendo elas: Chevrolet S10 em segundo, Fiat Strada no quarto lugar, Hilux na quinta posição, Fiat Toro vindo em sétima e Fiat Strada na oitava colocação.
O mercado tem a liderança da Chevrolet, com 29,9%, enquanto a Fiat vem em 2º com 17,9%. A Volkswagen vem na 3ª colocação, com 13,4% do mercado, destaque para a japonesa Toyota, na 4ª posição, com 8,4% até o momento.
Entre os automóveis mais vendidos no Amazonas, o Chevrolet Onix lidera com 150 unidades emplacadas, seguido do Volkswagen Gol com 58 unidades e do Fiat Argo, que emplacou 43 unidades até o momento.
Entre os comerciais leves mais vendidos no Amazonas, segundo os dados da (Fenabrave), a Chevrolet S10 lidera com 72 unidades emplacadas. Em segundo está a Fiat Strada com 53 unidades emplacadas e na terceira posição, a Toyota Hilux, que emplacou 52 unidades até o momento.
O cenário continua incerto, causando trocas de posição entre os mais vendidos nos próximos 15 dias, efeito este da crise de semicondutores. Resta saber quem terá estoque suficiente para atender uma forte demanda reprimida de um grande volume de consumidores que deixaram de adquirir seus automóveis.
E aí, o que achou? Manda um e-mail para alfredo@qgdoautomovel.com , escreve aqui nos comentários e segue a gente no instagram.
Alfredo Filho – Editor-Chefe
Consultor de Marketing Automotivo e Fundador do QG do Automóvel. Formado em Marketing.
Deixe um comentário