O mercado automotivo amazonense registrou 1.673 carros e comerciais leves emplacados em outubro de 2021, uma retração de -24,3% em comparação ao mês anterior. Sendo, dessa maneira, um dos piores…
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
O mercado automotivo amazonense registrou 1.673 carros e comerciais leves emplacados em outubro de 2021, uma retração de -24,3% em comparação ao mês anterior. Sendo, dessa maneira, um dos piores meses do ano, ficando acima apenas de Janeiro que teve 1318 emplacados, e Fevereiro com 1659 unidades comercializadas.
No varejo foram comercializados 965 unidades, um recuo de -29,3%, se comparado ao mês passado. Já na modalidade de venda direta (transações com locadoras, frotistas, taxistas, PcD e produtores rurais) a retração foi de -16,1% se comparado a setembro, representando 708 veículos emplacados.
No acumulado do ano, já foram emplacados 20.617 e, comparando aos dez meses de 2020, houve uma retração de -8,6%
No ranking geral a Chevrolet S10 tem a liderança, com 168 unidades comercializadas, a Fiat Strada vem em segundo lugar, com 89 veículos e o veterano Volkswagen Gol em terceiro colocado, com 86 emplacamentos.
O segmento de picapes ficou com quatro modelos entre as dez primeiras posições, sendo elas: Chevrolet S10 em primeiro, Fiat Strada no segundo lugar, Fiat Toro na oitava posição e a Ford Ranger vindo na nona colocação.
O Volkswagen Gol, por mais que esteja com os dias contados para sua aposentadoria, ficou como o Hatch mais vendido no Amazonas. O modelo sairá de linha em 2022, conforme o anúncio de investimento da Volkswagen e planos da montadora de tornar a produção simplificada, reduzindo os produtos da américa latina à plataforma MQB.
Segundo os dados da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), entre as marcas que mais comercializaram no mês de outubro a liderança é da Chevrolet, com 21,8% de participação, já na segunda posição nesse mês houve uma troca de posição, ficando a Fiat em 2º com 20,8%, e a Volkswagen fechando o pódio vindo na terceira colocação, com 15,7% do mercado.
De acordo com os dados da Fenabrave, o Volkswagen Gol ficou em primeiro lugar, tendo 86 veículos vendidos, o Onix Plus, da Chevrolet, ficou em segundo com 77 unidades comercializadas. O Fiat Argo veio na terceira posição fechando o pódio, com 67 unidades emplacadas no mercado
Entre os comerciais leves, a Chevrolet S10 ficou no topo de vendas, com o número de 68 unidades vendidas. A Fiat Strada ficou em segundo lugar, com 89 picapes comercializadas. A Toro, ficou com o número de 56 vendas, obtendo a terceira colocação.
Faltam apenas dois meses para terminar o ano e o mercado automotivo enfrenta a falta de veículos e alta de preços, efeito da escassez de peças. A principal delas são os semicondutores, que são microchips responsáveis por fazer os componentes eletrônicos de um veículo, como o computador de bordo, a frenagem autônoma e até a ligação entre o motor e o câmbio, funcionarem de forma correta.
Esse imbróglio vem causando instabilidade no setor e novembro ainda tem um cenário de baixo estoque, consequentemente diminuindo a oferta e as vendas, fazendo com que os clientes tenham que esperar entre 2 e 3 meses para receber o carro comprado, dependendo do modelo e da marca. Com o desabastecimento das concessionárias, o zero quilometro fica em segundo plano e o consumidor da preferência aos seminovos.
E aí, o que achou? Manda um e-mail para alfredo@qgdoautomovel.com , escreve aqui nos comentários e segue a gente no instagram.
Alfredo Filho
Consultor de Marketing Automotivo e Fundador do QG do Automóvel.
Deixe um comentário