fbpx

Mês de Férias: dicas para evitar erros na hora de alugar um carro

Julho é o mês das tão aguardadas férias escolares, e nada melhor para fortalecer os laços afetivos do que uma viagem em família. Segundo um levantamento realizado pela empresa de viagens CVC, o setor de turismo terá um aumento de 10% em comparação ao mesmo período no ano passado. Ainda, a agência de viagens Decolar registrou um crescimento de 107% na procura por pacotes em relação a 2023. 

Corroborada pela plataforma MaxMilhas, a procura por hotéis e passagens promocionais apresentou alta de 5% para viagens em casal em 2024 e os carros se destacam como um dos meios de transporte preferidos pelos brasileiros durante esses deslocamentos, sendo utilizados por 45% da população, conforme indicam dados do Ministério de Turismo.

Porém, com tantas preocupações com revisão do carro, manutenção, calibração dos pneus, estepe, nível de óleo, freios e afins, o bolso dos donos do carro próprio sofre um impacto considerável: só a manutenção veicular pode custar de R$ 500,00 a mais de R$ 2.000,00. A locação de veículos se apresenta como uma alternativa mais econômica. O setor de locação apresentou, em 2023, um crescimento de 22% em relação ao ano anterior, segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA). Em 2024, a perspectiva é otimista: a agência de classificação de riscos Fitch Ratings prevê que o setor continuará crescendo. Mas quais são as orientações para acertar na hora da locação? A gerente comercial do V1 Aluguel, serviço de locação de carros 100% digital, Thaís Augusta, traz algumas dicas para não vacilar na hora de escolher o veículo mais apropriado para a sua viagem.

Evite alugar carros no aeroporto

Para quem vai viajar de avião e pretende alugar um carro no destino, a locação no aeroporto pode parecer uma boa pedida. Entretanto, há taxas adicionais que costumam encarecer o serviço. “É importante realizar uma pesquisa com antecedência e determinar se vale a pena a economia de tempo ao locar o carro no aeroporto. Principalmente devido às filas que se formam por conta da alta demanda nos aeroportos, além das taxas e preços mais altos”, explica.

Escolha o veículo mais apropriado para a viagem

Optar pelo carro mais em conta nem sempre vai suprir as necessidades da viagem. Por isso, vale analisar quantas pessoas irão viajar, por quanto tempo o veículo será utilizado e por onde ele passará: serão estradas de terra ou ruas asfaltadas? É importante ter isso definido com antecedência para poder escolher o carro ideal para sua viagem.

Acompanhe a vistoria

Um erro comum dos motoristas é não ler a descrição do veículo e suas características, resultando em gastos imprevistos. Antes de sair da locadora com o automóvel, verifique se há riscos e marcas, se o estepe, macaco e chaves de roda estão no veículo, e não deixe de levar uma cópia da inspeção. Embora o cotidiano corrido em que vivemos hoje pode tornar mais difícil a vistoria presencial, a gerente comercial afirma que é um passo imprescindível: “Estar presente para verificar item por item e se o veículo condiz com o que foi contratado é de suma importância. Assim, o motorista evita qualquer desentendimento em relação ao automóvel que utilizará durante sua viagem.”

Pacotes de proteção oferecem maior tranquilidade

A contratação das proteções têm um impacto significativo no conforto durante a viagem, uma vez que as coberturas incluem eventos adversos como furtos, incêndios, acidentes de trânsito e afins.

Viajando com criança? Leve a cadeirinha

Item obrigatório para o transporte de crianças de até quatro anos de idade, a cadeirinha pode pesar no contrato de locação. Portanto, o ideal é levar uma cadeirinha própria.

Cancelamento gratuito

Para quem procura economizar, o cancelamento gratuito é ideal. Realizar uma  pesquisa a cada duas semanas, com a mesma data e local de retirada, pode revelar valores mais baixos. Tudo depende da temporada e da demanda corrente.

Tanque cheio

Enquanto algumas locadoras oferecem a opção de devolver o veículo com  tanque cheio ou vazio, o mais recomendado é optar pelo tanque cheio. “Para muitos, o cálculo e planejamento para entregar o veículo com o tanque vazio são difíceis. O mais indicado é optar pela devolução com o tanque cheio “, afirma.

Quilometragem

Com opções de quilometragem livre ou controlada, alguns motoristas ficam em conflito: economizo optando pela controlada, mas limito o quanto posso rodar no dia, ou pago um pouco mais e ando de carro sem limite diário? Por isso, o planejamento é muito importante, uma vez que o usuário sabe o quanto irá se deslocar e quais pontos turísticos quer conhecer.

Aluguel de carros on-line

Para maior conforto, agilidade e tranquilidade, a locação de veículos por meios digitais é ideal. “No V1, o usuário realiza tudo pelo aplicativo — cadastro, documentação, local de retirada do veículo — e, em questão de minutos, já está dirigindo”, detalha. “Outra opção que traz maior conforto para o usuário é a entrega do veículo onde ele está, facilitando ainda mais seu deslocamento.”

O V1 também dispõe de diversas opções de período de locação e assinatura, variando da chamada “nano-locação”, que consiste em locar o veículo por 12 horas, a períodos diários, semanais, mensais e anuais. Assim, mesmo que seja uma viagem “bate e volta”, o motorista tem mais flexibilidade para utilizar o carro. “Acreditamos na experiência do cliente. Por isso, queremos proporcionar experiências personalizadas que permitam ao usuário a liberdade de utilizar o automóvel pelo período em que precisar, da forma que melhor lhe convir”, finaliza Thaís.

É apaixonado por carros? O QG do Automóvel criou um grupo especial de WhatsApp que vai te deixar por dentro das principais novidades do que acontece em Manaus. Clique agora e faça parte do grupo do QG do Automóvel! Esperamos você.

Deixe um comentário

Mais lidos

Nós usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.