NOVIDADES - 07 de outubro de 2024
Foto: divulgação

Produção de caminhões registra leve alta em setembro

A indústria de caminhões registrou uma leve alta de 0,8% na produção no mês passado, totalizando 13.210 unidades, em comparação às 13.101 de agosto. No entanto, o destaque vai para o salto significativo de 60,7% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando 8.220 modelos saíram das fábricas. Segundo a Anfavea (Associação Nacional dos […]

Por: Pablo Medeiros
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

A indústria de caminhões registrou uma leve alta de 0,8% na produção no mês passado, totalizando 13.210 unidades, em comparação às 13.101 de agosto. No entanto, o destaque vai para o salto significativo de 60,7% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando 8.220 modelos saíram das fábricas.

Segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), o setor de caminhões retornou à normalidade após os desafios enfrentados com a mudança na legislação ambiental para o Proconve P8. “Observa-se uma retomada sustentável no segmento, sendo impulsionada pelo aumento do PIB, agronegócio, indústria e obras de infraestrutura”, destacou Eduardo Freitas, vice-presidente da Anfavea, em balanço divulgado na última segunda-feira, 7.

No acumulado de janeiro a setembro deste ano, a produção de caminhões somou 102.611 unidades, um crescimento de 43% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram fabricados 71.765 veículos. Apesar do avanço, Freitas observa que ainda há espaço para melhorar. “Certamente o resultado é importante, apesar da base de comparação ser baixa. Mas cabe destacar que há potencial de crescimento se compararmos aos mesmos períodos de 2021 (118,3 mil) e 2022 (116,7 mil).”

Entretanto, o executivo da Anfavea expressou preocupação com a recente suspensão da queda da taxa Selic, conduzida pelo Banco Central. “A possibilidade de novos aumentos é um ponto de atenção que pode influenciar a demanda”, alertou Freitas.

ANFAVEA Caminhões pesados veículos pesados
Compartilhe

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vídeos em alta