NOVIDADES - 04 de outubro de 2024
Foto: pixabay

Fenabrave mantém otimismo para o setor automotivo em 2024

A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) reafirmou suas projeções otimistas para o mercado automotivo brasileiro em 2024, com destaque para o setor de veículos pesados. A entidade manteve a expectativa de crescimento de 15% nas vendas de veículos leves, o que deve resultar em aproximadamente 2,5 milhões de unidades comercializadas este ano. […]

Por: Pablo Medeiros
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) reafirmou suas projeções otimistas para o mercado automotivo brasileiro em 2024, com destaque para o setor de veículos pesados. A entidade manteve a expectativa de crescimento de 15% nas vendas de veículos leves, o que deve resultar em aproximadamente 2,5 milhões de unidades comercializadas este ano.

Para o segmento de veículos pesados, a Fenabrave revisou suas projeções para cima. No mercado de caminhões, a previsão de crescimento saltou de 12% para 18,5%, com uma estimativa de 123.423 emplacamentos até o final do ano, superando os 104.144 registrados em 2023. Já para os ônibus, a projeção inicial de estabilidade foi substituída por uma expectativa de crescimento de 5%, com as vendas passando de 24.622 unidades em 2023 para 25.853 em 2024.

O presidente da Fenabrave, José Andreta Júnior, atribui o desempenho positivo do setor de caminhões à melhora do cenário econômico. “O PIB acima do previsto inicialmente, agora estimado em 2,9%, tem sido decisivo no desempenho positivo no segmento de caminhões”, afirma. Andreta Jr. destaca ainda que o segundo semestre de 2024 tem mostrado números consistentes para o setor, com médias superiores às registradas na primeira metade do ano.

No caso dos ônibus, o Programa Caminho da Escola é apontado como o principal fator para o crescimento projetado. Apesar de um início de ano em retração, o segmento vem apresentando uma recuperação gradual. “O último trimestre deve ser aquecido para o segmento e prevemos crescimento no acumulado do ano, se isso ocorrer”, projeta o presidente da Fenabrave.

Os dados de setembro corroboram o otimismo da entidade. O setor de caminhões registrou 11.218 licenciamentos, um aumento expressivo de 33% em relação ao mesmo mês do ano anterior. No acumulado dos nove primeiros meses de 2024, o segmento apresenta um crescimento de 7,5% em comparação com o mesmo período de 2023.

Diante desse cenário, a Fenabrave mantém uma perspectiva positiva para o encerramento de 2024, respaldada pela melhora no agronegócio, pela retomada da construção civil e pelo aquecimento da indústria em geral.

Fenabrave Mercado veículos pesados
Compartilhe

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vídeos em alta