Na IAA Transportation 2024, realizada até o dia 22 de setembro em Hanover, Alemanha, a Volvo anunciou a ampliação do uso de aço de baixa emissão de CO2 na fabricação…
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Na IAA Transportation 2024, realizada até o dia 22 de setembro em Hanover, Alemanha, a Volvo anunciou a ampliação do uso de aço de baixa emissão de CO2 na fabricação de seus caminhões FH e FM. O aço, fornecido pela siderúrgica sueca SSAB, é produzido a partir de material reciclado e utiliza energia livre de combustíveis fósseis.
De acordo com a Volvo, esse processo reduz as emissões de carbono em até 80% quando comparado à fabricação tradicional de aço com energia fóssil.
Desde 2022, a Volvo já utiliza o aço SSAB Zero em seus caminhões elétricos e agora o aplicará também nos modelos a diesel. A montadora planeja produzir 12 mil longarinas com esse material em 2024, destinadas à montagem dos veículos das linhas FH e FM.
Com essa mudança, a Volvo estima evitar a emissão de 6,6 mil toneladas de gases de efeito estufa (GEE). “Este é mais um passo em direção à nossa visão de emissões zero. Também estamos explorando substituições de outros materiais, como alumínio e plástico, por alternativas de baixa emissão”, disse Jan Hjelmgren, vice-presidente sênior de Gestão de Produto e Qualidade da Volvo Trucks.
A Volvo destaca ainda o impacto significativo da medida, considerando que 47% da estrutura de um caminhão FH a diesel é composta por aço, o que representa 44% das emissões geradas durante sua produção, totalizando cerca de 21 toneladas de CO2.
Deixe um comentário