O primeiro passo é identificar se o seu veículo faz parte da convocação. Para isso, as marcas disponibilizam centrais de atendimento por telefone, sempre com chamadas gratuitas, bem como informações…
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
O primeiro passo é identificar se o seu veículo faz parte da convocação. Para isso, as marcas disponibilizam centrais de atendimento por telefone, sempre com chamadas gratuitas, bem como informações em seus sites oficiais.
Geralmente, para consultar se o veículo faz ou não parte daquele recall, é necessário ter em mãos o número do chassis. Dependendo da marca, apenas a placa é suficiente para fazer a consulta.
Também é possível consultar em sites como o da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatram). Clique aqui.
Um recall é uma convocação por parte de fabricante ou distribuidor para que determinado produto seja substituído ou reparado de vícios de fabricação. Carros possivelmente são os mais comuns nessa situação.
Os proprietários de veículos de 13 estados e do DF já podem imprimir o documento veicular em suas próprias casas. A autenticidade da impressão é garantida por um QR Code que pode ser consultado por meio de um aplicativo pelos agentes de trânsito em uma eventual fiscalização.
SEGURANÇA
Em geral, os recalls são feitos quando comprometem a segurança dos usuários em algum nível.
A nova lei de trânsito, que entrou em vigor em 12 de abril, obriga proprietários a fazerem os recalls de seus veículos para que o licenciamento seja liberado.
Desde outubro de 2019, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV passou a constar campanhas de recalls não realizados pelos proprietários, com a informação somente inserida depois de um ano após o início da campanha preventiva.
Ainda de acordo com a norma, a pendência só é retirada após a realização do chamado, sendo necessário emitir novo documento, seja por licenciamento ou uma segunda via.
Deixe um comentário