Entenda como a explosão em um posto de GNV no Rio de Janeiro chama atenção para normas de instalação, inspeção e segurança reforçadas pelo Inmetro
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
No último sábado (7), um grave acidente durante o abastecimento de um veículo com gás natural veicular (GNV) no Centro do Rio de Janeiro chamou atenção para a importância da segurança no uso desse combustível. A explosão resultou em graves danos e levou o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) a reforçar a fiscalização e as orientações sobre a instalação e manutenção de sistemas de GNV.
O Inmetro destacou que a instalação e manutenção dos sistemas de GNV devem ser realizadas exclusivamente em oficinas credenciadas. Esses estabelecimentos devem seguir exigências rigorosas, empregando equipamentos certificados e inspecionados regularmente. O objetivo é garantir não apenas a eficiência energética e a economia prometida pelo GNV, mas também a segurança dos ocupantes do veículo e das pessoas ao redor.
“É fundamental que os motoristas sigam todas as etapas exigidas para garantir o uso seguro do GNV. A inspeção anual e o reteste dos cilindros não são burocracia — são medidas essenciais de segurança”, alerta o presidente do Inmetro, Márcio André Brito.
Entre as normas destacadas pelo órgão está a requalificação dos cilindros de GNV, obrigatória a cada cinco anos ou antes, caso necessário. Segundo o coordenador-geral de Acreditação do Inmetro, Marcos Barradas, muitos acidentes estão ligados à negligência de motoristas que instalam sistemas em oficinas clandestinas ou não realizam as inspeções de segurança obrigatórias.
Somente oficinas registradas no Inmetro e organismos de inspeção acreditados (OIA) estão aptos a emitir o Certificado de Segurança Veicular (CSV), documento que garante a legalidade e a segurança do veículo.
Mesmo diante dos riscos, o GNV continua sendo uma solução atrativa graças aos seus benefícios:
Contudo, o Inmetro reforça: esses benefícios só se concretizam com o cumprimento rigoroso das normas de segurança.
O Inmetro oferece um canal direto para denúncia de irregularidades no sistema de GNV, como instalações clandestinas ou manutenção fora dos padrões exigidos. Os cidadãos podem entrar em contato com a Ouvidoria do Inmetro pelo telefone gratuito: 0800 285 1818, disponível de segunda a sexta, das 8h às 16h30, ou pelo site oficial.
Deixe um comentário