SERVIÇOS - 19 de novembro de 2021

Delegado orienta como evitar cair em golpes na compra de veículo pela Internet

Adquirir um veículo usado ou seminovo pode ser um bom negócio, mas é preciso cuidados com os golpes que podem ser aplicados e para não perder dinheiro, principalmente quando a…

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Adquirir um veículo usado ou seminovo pode ser um bom negócio, mas é preciso cuidados com os golpes que podem ser aplicados e para não perder dinheiro, principalmente quando a negociação é feita pela Internet.  

O titular da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (Derfv), Aldeney Goes orienta que os interessados na compra chequem tudo e levem o veículo para uma vistoria, atitude fundamental, segundo ele, para evitar cair em um possível golpe.  

“Se vai comprar, principalmente naquelas ofertas muito boas, quando você está comprando de alguém desconhecido, quando você não está comprando de uma pessoa jurídica, comprando em um site de e-commerce, comprando com uma pessoa que você nunca transacionou, no mínimo você tem que levar aquele veículo numa delegacia, ao Detran, porque aí você vai ter certeza que você não está comprando gato por lebre. Checar quem é a pessoa que está oferecendo e checar se realmente está comprando determinado veículo, não efetuar transferências precipitadas.”, ressalta o delegado. 
 
O titular da DERFV ainda menciona os primeiros sinais de um golpe. “Pessoa que se esconde, só faz ligações pelo WhatsApp, não aceita ligar diretamente, oferece um valor muito abaixo do mercado, o golpista tenta fazer tudo às pressas, para não deixar que a pessoa interessada pense.”, diz o delegado.  

Ainda de acordo com a autoridade policial, durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), se “proliferaram” os casos de golpes desse tipo. 
 
“Com a predominância da utilização dos meios digitais, muitas pessoas não estavam preparadas para a nova onda digital, os criminosos se anteciparam e começaram a estudar o sistema, então proliferou o número golpes através dessa área.”, afirmou Aldeney Goes. 

O delegado orienta ainda que as vítimas de golpes devem reunir todas as informações possíveis sobre a prática criminosa e procurar a Polícia Civil.  
 
“A pessoa que caiu no golpe, que não conseguiu evitar o problema, ela precisa reunir de imediato todos os elementos que ela tem, os poucos elementos que ela tem sobre a pessoa, sobre o golpista e levar à delegacia mais próxima relatar os fatos. Se além da fraude, tiveram associados outros crimes como adulteração veicular, comprou um veículo e percebeu que não é aquele veículo que está na placa, aí pode nos procurar e registrar um Boletim de Ocorrência (B.O), trazendo todas as informações possíveis, mas a primeira medida é tentar evitar (o golpe).”    

Compartilhe

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vídeos em alta