fbpx

Abraciclo assina termo de compromisso com o Pnatrans para redução de mortes no trânsito

A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo firmou parceria com a Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), em apoio ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), do Governo Federal, que prevê ações voltadas à redução em 50% do número de mortes e lesões no trânsito dentro de um período de 10 anos. O termo de compromisso foi assinado pelo presidente da associação, Marcos Fermanian, e pelo secretário Nacional de Trânsito (SENATRAN), Frederico de Moura Carneiro, na sexta-feira (25 de março).

Criado em 2018, o plano parte do princípio de que o erro humano pode ser inevitável, mas as mortes e ferimentos graves no trânsito não. Com base nisso, órgãos governamentais e de trânsito, universidades, organizações sociais e associações do setor produtivo estudam e propõem ações para garantir mais segurança a todos.

“Faz parte da missão da Abraciclo atuar na conscientização e respeito às leis de trânsito e da manutenção preventiva para evitar acidentes. Com essa parceria, daremos continuidade ao trabalho já realizado junto a todas as esferas do governo para contribuir com a melhoria da segurança veicular e do tráfego nas cidades”, afirma Marcos Fermanian.

Ao longo dos anos, a Abraciclo tem contribuído com as Câmaras Temáticas do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que reúnem especialistas para estudar, analisar, sugerir propostas e subsidiar os órgãos de trânsito para dar embasamento às suas resoluções. Como exemplo, os especialistas da associação participaram de debates que regulamentaram as bicicletas elétricas e itens de segurança de veículos de duas rodas, como sistema de iluminação, espelhos retrovisores e sistemas de frenagem (ABS e CBS), entre outros.

Além disso, em conjunto com a Associação de Engenharia Automotiva (AEA), desenvolveu novos regulamentos de segurança para motocicletas, já harmonizados globalmente e em avaliação pela SENATRAN. “O Brasil é o único país da América Latina que atende à legislação internacional, aplicada aos principais mercados mundiais”, explica Fermanian.

Foto: Danilo Ramos 

É apaixonado por carros? O QG do Automóvel criou um grupo especial de WhatsApp que vai te deixar por dentro das principais novidades do que acontece em Manaus. Clique agora e faça parte do grupo do QG do Automóvel! Esperamos você.

Deixe um comentário

Mais lidos

Nós usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.