Você se assustou com o título? Que bom, era para assustar realmente! Existe uma grande coincidência em quase todas as pessoas que caem em golpes relacionados a compra e venda…
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Você se assustou com o título? Que bom, era para assustar realmente!
Existe uma grande coincidência em quase todas as pessoas que caem em golpes relacionados a compra e venda de veículos, normalmente essas pessoas eram àquelas que estavam atrás de uma “oportunidade da China”. O enredo costuma ser sempre parecido, um preço fenomenal e a urgência para fechamento. Aquele carro dos sonhos pelo precinho que cabe no bolso, enquanto diversos outros anúncios de carros semelhantes estão bem mais caros. Do outro lado da negociação um golpista travestido de vendedor que “precisa” vender um carro rapidamente por conta de alguma falsa necessidade, porque está com sua mãe hospitalizada, uma necessidade emergencial de seu filho ou outra nobre mentira qualquer. Basta que o pagamento seja feito para que o calvário se inicie…
Talvez o que eu tenha comentado acima não seja uma novidade para você, caro leitor, mas saiba que o período de pandemia fez com que os golpes aumentassem ainda mais. Cada vez mais as pessoas estão perdendo dinheiro em negociações fraudulentas e trazer esse tipo de fato à tona é sempre importante. A informação é a arma do cidadão!
Aquelas expressões famosas como “não existe café de graça”, “não existe milagre”, “quando a esmola é demais até o santo desconfia”, entre outras, são muito aplicáveis ao comércio de veículos e principalmente ao momento em que estamos passando de alta constante nos preços dos carros usados durante a pandemia. O tripé bom, bonito e barato normalmente não anda junto na mesma frase. Se é bom e bonito, não é barato. Se é barato, não é bom ou não é bonito.
Se você tivesse um veículo de qualidade, venderia a uma pechincha para quem você nem conhece? Nem eu! Se você precisasse de dinheiro realmente, será que não teria um familiar, um grande amigo… para você passar essa oportunidade maravilhosa? Poxa, mas uma vez no ano de dois mil e bolinha eu comprei um carro maravilhoso e paguei uma merreca! Meu tio me vendeu o belo carro dele quando eu entrei na faculdade por um preço baixinho! Um vizinho idoso que deixou de dirigir me passou o maravilhoso carro por um precinho camarada!! É claro que coisas assim podem acontecer, mas é preciso que você entenda que estes casos são exceções e as exceções não andam passeando pelas ruas diariamente. Essas são as oportunidades, aquelas que quando cruzam nossa frente não podemos deixar escapar, mas oportunidades não ocorrem todo dia e normalmente não aparecem quando precisamos.
Aí você me pergunta, mas os revendedores de veículos compram com margem para revender, então existe sim café de graça! E a minha resposta seria: na na ni na não! Os revendedores assumem um risco a cada compra de veículo que fazem para revender. Como em qualquer outro negócio, na revenda de veículos também existem riscos. Seja o risco de algo ocorrer com o veículo ou mesmo os riscos de garantia no pós-venda. Se existe o risco, o café já não é de graça!
Este texto é um alerta para que os consumidores tenham atenção em suas negociações. Desconfiem daquelas promessas mirabolantes e valorizem o suado dinheiro que ganham. Como diz mais um ditado, “prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém”.
Conte comigo, estarei aqui para ajudar! Me manda um e-mail para granaecarro@gmail.com ou escreve aqui nos comentários.
Erick Winston – Grana & Carro
Apaixonado por carros. Esta poderia ser a frase para definir Erick Winston. Advogado formado pela UFRJ, com especialização em Gestão Empresarial na mesma universidade, diplomado pela Escola Superior de Guerra, instituição do Ministério da Defesa – Governo Federal.
Deixe um comentário