Durante décadas os veículos no Brasil eram negociados no verdadeiro escuro, isto é, com muito pouca ou nenhuma forma de pesquisar se o veículo e sua documentação eram bons e…
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Durante décadas os veículos no Brasil eram negociados no verdadeiro escuro, isto é, com muito pouca ou nenhuma forma de pesquisar se o veículo e sua documentação eram bons e se estavam aptos/liberados realmente para serem vendidos. As coisas eram assim, existiam poucas formas de consulta, os estados brasileiros não se comunicavam, entre outros problemas. Logicamente, isso trazia uma quantidade de problemas enormes e uma verdadeira situação de insegurança para os consumidores finais e também para os revendedores.
De maneira resumida, essa insegurança criou no mercado uma necessidade de que se trouxesse segurança, e isso acabou ocorrendo com o surgimento dos Laudos Cautelares. Assim como na briga dos taxis contra os Ubers, em que uma sensação de serviço mal prestado (em geral) pelos taxis fez com que se permitisse a chegada do Uber, a grande insegurança na compra de veículos usados fez com que se criasse o instrumento do Laudo Cautelar.
Mas enfim, o que é o Laudo Cautelar? Ainda de forma simples, é um laudo em se inspecionam 2 fatores de um veículo: documentação e estrutura física. E qual é a regra que define o que tem que ser verificado e como deve ser a verificação? Qual a lei? Qual a resolução? Qual a portaria? Qual o decreto? Nenhum!
Opa, imagino que você esteja lendo e não tenha entendido direito o que mencionei acima, e não me custa repetir. Não existe regra para um Laudo Cautelar! O Laudo Cautelar não é regulamentado. Não existe uma norma que defina o que é certo e o que é errado. Para ficar mais simples, se eu mato alguém eu tendo a me complicar porque existe uma lei que diz que cometer homicídio é crime. Seu eu deixo de pagar um imposto devido eu também enfrento problemas porque existe legislação que determina que os impostos devem ser pagos. E qual a legislação que dita as regras no que se refere ao Laudo Cautelar? Nenhuma!
Isso quer dizer então que não existe certo e nem errado? Exatamente isso! Ué, mas o mercado de revenda de veículos não nos orienta a somente negociar um veículo quando temos um Laudo Cautelar aprovado? Sim, o mercado nos orienta dessa forma, mas qual a regra que define ser um laudo aprovado ou não? Aprovado para quem? Aprovado segundo qual norma? Não existe essa regra! Isso quer dizer então que uma empresa de Laudo Cautelar pode ter critérios de avaliação diferentes de outra empresa? Exato, e ocorre muito! Isso quer dizer então que um vistoriador de uma empresa de Laudo Cautelar pode ter uma avaliação diferente do seu companheiro de trabalho que esteja ao seu lado? Sim, exatamente, e nenhum deles estará errado por isso, afinal, se não existe o que é certo, não existe o errado. Se não há regra, cada um pode fazer como preferir.
Veja, eu não estou querendo dizer que as empresas de Laudo Cautelar não sejam sérias, que elas não tenham critérios de qualidade em suas inspeções e nem que os vistoriadores não sejam capacitados. Muito menos estou dizendo que o serviço de Laudo Cautelar não tenha importância, muito pelo contrário, é de suma importância. Apenas estou comentando que se trata de um serviço sem uma regra. Na verdade, ao buscarmos por um Laudo Cautelar, serviço em que não existe norma reguladora, estamos comprando credibilidade. Para ser ainda mais claro, estamos comprando a credibilidade de uma marca/empresa/vistoriador que irá nos passar a sua posição.
E é por isso que escolhi este título para esta coluna. Pois aceitar a frase “Laudo Aprovado” sem entender o que se está aprovando é aceitar que você está condicionando a compra de um bem a uma chancela que você nem sabe o que significa e nem sabe o que se está sendo chancelado. E esse é o motivo deste texto, alertar para o fato de não existir regra para que todos que se utilizam dos Laudos Cautelares saibam que estão comprando credibilidade e que, portanto, entender quem está fazendo o Laudo e buscar a qualidade/credibilidade é um ponto que merece atenção.
É fundamental que saibamos o que estamos adquirindo, até para alinharmos expectativas com relação ao serviço, pois quando o assunto é proteger nosso bem e nosso dinheiro, entender exatamente o que estamos pagando faz toda diferença!
Conte comigo, estarei aqui para ajudar! Me manda um e-mail para granaecarro@gmail.com ou escreve aqui nos comentários.
Erick Winston – Grana & Carro
Apaixonado por carros. Esta poderia ser a frase para definir Erick Winston. Advogado formado pela UFRJ, com especialização em Gestão Empresarial na mesma universidade, diplomado pela Escola Superior de Guerra, instituição do Ministério da Defesa – Governo
Deixe um comentário