Opinião - 02 de agosto de 2021

A sua decisão, sou EU quem tomo!!!!

Estranho esse título acima né? Mas sempre gosto de pegar exemplos reais para que possa publicar algo, mesmo que depois venha alguém, totalmente descrente de tudo, até dele mesmo, e…

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Estranho esse título acima né? Mas sempre gosto de pegar exemplos reais para que possa publicar algo, mesmo que depois venha alguém, totalmente descrente de tudo, até dele mesmo, e dizer que a publicação é auto ajuda, blá,blá blá, etc…

Bem, estava numa pequena reunião com mais três funcionários levantando as negociações que estavam pendentes e num determinado momento, numa delas chegamos à conclusão de que se fizéssemos uma melhoria, o cliente poderia fechar! Para a minha surpresa um dos funcionários, ou quem sabe o “espírito do cliente em forma de funcionário”, foi enfático: “TENHO CERTEZA QUE ELE NÃO VAI FECHAR, PODE PASSAR A NOVA CONDIÇÃO”.

Nesse momento fiquei muito curioso e procurei saber o porquê dessa certeza, e ele prontamente me disse: “MINHA PERCEPÇÃO, OBSERVEI PELAS AÇÕES, ATITUDES E A MANEIRA COMO SE COMPORTOU NA NEGOCIAÇÃO QUE ELE NÃO ESTAVA INTERESSADO EM FECHAR”. Bem vivemos numa cidade com mais de 1,6 milhões de habitantes e um deles se prontificou a vim em nossa loja fazer uma pesquisa, e como esse profissional tem tanta convicção disso? Essa decisão de comprar ou não é do cliente, e não dele!

Muitas vezes, falo com minhas equipes que nossa principal função é atender BEM os nossos clientes, temos que ter a essência de servir. A obra Empresas Feitas para Servir, do Dan J. Sanders, conta que “os líderes devem se perguntar a cada dia o que estão fazendo por seus clientes, seus funcionários e sua comunidade. Eles precisam superar a visão que se baseia apenas em números e lucros imediatos e criar uma cultura de pessoas, comprometida com elas e voltada para atender suas necessidades” e isso hoje se perdeu em muitas empresas!

Pois, bem, falei com o supervisor e pedi que mantivesse contato com o cliente passando a nova proposta, porém, de forma eufórica, positiva, entusiasmada, e né que deu certo, o cliente aceitou e voltou a nossa loja para fechar negócio. Quando o cliente chegou na loja, observei o motivo pelo qual o profissional tivera tal percepção, o cliente tinha uma aparência humilde e muito discreta, ou seja, um julgamento errôneo e que poderia levar tudo a perder, fazendo com que o profissional tomasse a decisão que não cabia a ele.

Temos que ter a capacidade de ofertar, PARA QUEM QUER SE SEJA, SEJA COM QUALQUER APARÊNCIA, os nossos produtos e serviços e esperar as decisões dos clientes, PODEMOS E DEVEMOS ser consultores, orientá-los, mas a palavra final será dele. Muitas das vezes deixamos de oferecer determinados produtos/serviços porque já pré-julgamos que “o cliente não vai aceitar”.

Bem, sempre é bom um bom bate papo com a equipe após um fato como esse, pois, não há nada mais rico do que acontecimentos reais para demonstrar onde podemos melhorar!!

Boas vendas para Todos e VAMOS EM FRENTE SEMPRE!!!

Erikson Pessoa
Um entusiasta da profissão de vendas e faminto em desenvolver pessoas a desempenharem de forma vibrante suas atividades!

Compartilhe

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vídeos em alta