fbpx

A Revenda de veículos está mudando e se você quer seguir vivo é melhor saber o que está ocorrendo!

Talvez você saiba, talvez não, mas estamos passando por mudanças significativas no mercado de revenda de veículos neste exato momento. E olha que eu não estou me referindo às diversas mudanças que a pandemia está trazendo, mas a outras mudanças que, por mais que façam muito barulho, para a grande maioria das pessoas seguem sendo silenciosas. Estamos no meio de um banquete, e se você não foi convidado, fique esperto para você não ser o menu!

Imagino que você não esteja entendendo que tal banquete é esse, certo? Eu vou explicar e vou começar pela razão econômica. A verdade é que estamos em promoção! Eu, você e todo o Brasil! Não é novidade que a nossa moeda se desvalorizou muito nos últimos 2 a 3 anos, e isso tornou tudo no Brasil extremamente barato para o capital estrangeiro. Não é novidade a quantidade de empresas que entraram na revenda de carros no Brasil nos últimos tempos e com um fôlego financeiro enorme.

Em paralelo, há algo que devo comentar: no que se refere aos negócios, mercados em que existem margens muito altas e/ou grande corrupção tendem a ser abraçados pelos gigantes que enxergam uma ótima oportunidade de abocanhar essas margens e fazer negócios de forma ética. Exatamente o que passamos na revenda de veículos no Brasil, negócio que guarda ainda margens interessantes e tomado, também, por uma nuvem negra de falta de ética.

Este cenário da desvalorização da nossa moeda e do mercado ainda pouco regulado, com poucos princípios éticos, e margens ainda apetitosas foi exatamente o que chamou a atenção de novos players que merecem especial atenção.

Inscacarro, Kavak, Creditas, entre outros, estão vindo com apetite muito grande e entrando com os 2 pés no peito do mercado de revenda de veículos. Chegam com muito dinheiro e entregando para o consumidor final o remédio para aquela dor que eles sempre sentiram: o medo de comprar/vender seu usado por conta dos golpes, fraudes e afins. Pautadas em negociações on line, com pagamento rápido e de forma segura, estão entregando a segurança que muitos consumidores finais não viam no mercado… e com isso, crescendo rapidamente.
Da mesma forma que o Uber chegou com força por uma brecha na qualidade do serviço dos taxis, essas empresas estão entrando no mercado pela porta da falta de transparência criada exatamente pelo mercado de revenda de veículos.

Logicamente que estas empresas entram, sempre, pelos maiores mercados, pelas capitais, pelos grandes centros. Tendo o Brasil uma dimensão de um continente, não é de se esperar que essas empresas consigam chegar em todo o país com a mesma força, então quem revende carros nas capitais deve esperar um tipo de concorrência, enquanto quem está afastado dos grandes centros deve esperar outra forma.

A questão primordial é entender essas mudanças e estar atento para não sofrer consequências negativas. É importante dizer que estas empresas chegam querendo abraçar, em um primeiro momento pelo menos, o que tem mercado aquecido, o que tem liquidez, o que tem grande saída, o que tem menor risco… isso quer dizer que nichos de mercado seguem fora do radar destes grupos e podem ser oportunidades para escapar dessa concorrência desses gigantes.

Em paralelo, como em qualquer mercado, existe a adaptação a cada praça, a cada estado, a cada mercado, então não seria estranho que estas grandes empresas patinassem em algumas regiões.

Eu não digo aqui que as revendas irão morrer por conta da entrada destes gigantes, o que eu digo é que as revendas irão morrer se não estiverem antenadas a tudo que está ocorrendo. Lembrar que o fizemos lá atrás e que nos trouxe até aqui não garante que vai seguir nos levando adiante. Os mais velozes e que se adaptarem mais rapidamente seguirão vivos, os que taparem os próprios olhos para tantas mudanças estarão com os dias contados.

É hora de olhar de forma ampla o que está ocorrendo, tirar o foco do umbigo, do hoje e pensar no amanhã próprio negócio, definindo estratégias para que sua revenda siga existindo nos próximos tempos. Conte comigo para ajudá-lo nesta jornada!

Conte comigo, estarei aqui para ajudar! Me manda um e-mail para granaecarro@gmail.com ou escreve aqui nos comentários.

Erick Winston – Grana & Carro
Apaixonado por carros. Esta poderia ser a frase para definir Erick Winston. Advogado formado pela UFRJ, com especialização em Gestão Empresarial na mesma universidade, diplomado pela Escola Superior de Guerra, instituição do Ministério da Defesa – Governo

É apaixonado por carros? O QG do Automóvel criou um grupo especial de WhatsApp que vai te deixar por dentro das principais novidades do que acontece em Manaus. Clique agora e faça parte do grupo do QG do Automóvel! Esperamos você.

Deixe um comentário

Nós usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.