NOVIDADES - 19 de julho de 2021

Alpine termina pela 3º vez consecutiva em pódio e se prepara para Le Mans

Após terminar em segundo em Spa-Francorchamps e em terceiro em Portimão, a Alpine Elf Matmut Endurance Team tinha a firme intenção de continuar a bela série de pódios na Itália,…

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Após terminar em segundo em Spa-Francorchamps e em terceiro em Portimão, a Alpine Elf Matmut Endurance Team tinha a firme intenção de continuar a bela série de pódios na Itália, aproveitando para fazer das 6 Horas de Monza um ensaio geral antes de Le Mans.

Presente entre os líderes desde os testes livres, apesar de o A480 ter sido atingido por um concorrente no EL2, a Equipe Azul ajustou as regulagens do A480 de acordo com as peculiaridades do “templo da velocidade”, cujas características se assemelham às do Circuito de Le Mans. As qualificações foram iniciadas por Nicolas Lapierre, que enfrentou uma sessão difícil interrompida por uma bandeira vermelha, terminando com o terceiro melhor tempo – a menos de um quarto de segundo da pole position.

No domingo ao meio dia, André Negrão assumiu o volante do A480 sob sol forte. O brasileiro fez uma bela largada, ganhando um lugar à frente da Toyota de Sébastien Buemi, mas o suíço revidou logo em seguida. Enfrentando rapidamente o carro nº 709 da Glickenhaus, a equipe aproveitou a primeira neutralização da prova para manter André Negrão ao volante, antes do revezamento de Matthieu Vaxivière.

Incisivo desde suas primeiras voltas, o francês subiu para o segundo lugar após o problema enfrentado pelo carro nº 8 da Toyota. Apesar de ter diminuído a diferença em relação ao carro da Glickenhaus, a atuação do safety car devido a destroços na pista beneficiaram seus concorrentes. Nicolas Lapierre assumiu o volante pouco depois da metade da corrida.

Assim como nas qualificações, Nicolas Lapierre apresentou um excelente ritmo, que lhe permitiu voltar a se aproximar dos líderes. Mas a batalha pela vitória se transformou em duelo a menos de duas horas da chegada, já que a Alpine assumiu o comando após os problemas técnicos do carro nº 7 da Toyota e do nº 709 da Glickenhaus.

Utilizando estratégias diferentes, a Alpine e a Toyota se alternaram na primeira posição durante as paradas no box e os revezamentos de pilotos. Com Matthieu Vaxivière ao volante, a Alpine Elf Matmut Endurance Team fez uma última parada faltando quarenta minutos para cruzar a bandeira quadriculada, mas seus rivais aproveitaram a última bandeira amarela para fazer um último pit stop “gratuito”, o que lhes deu margem suficiente para dominar a briga até o final da prova.

Quase um minuto atrás de seu adversário, Matthieu Vaxivière não contou com nenhuma oportunidade para recuperar a diferença no sprint final de vinte minutos. O A480 teve que se contentar com o segundo lugar, com pouco mais de um minuto dos vencedores, apesar de uma nova performance irrepreensível por parte da equipe e seu trio de pilotos. O resultado permite que a Alpine Elf Matmut Endurance Team se consolide em segundo lugar no campeonato, enquanto que Matthieu Vaxivière, o brasileiro André Negrão e Nicolas Lapierre fiquem a apenas 15 pontos da liderança no campeonato de pilotos.

A próxima etapa do calendário promete ser histórica para a Alpine, pois a marca fundada pelo lendário Jean Rédélé voltará à categoria máxima que é considerada um verdadeiro monumento do automobilismo esportivo, as 24 Horas de Le Mans (15-22 de agosto).

#Alpine
Compartilhe

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vídeos em alta