Manaus-AM | Em um contexto perturbado pela crise dos semicondutores e o conflito em Ucrânia, o Renault Group vendeu 552.000 veículos no 1º trimestre de 2022, em queda de 17,1% em comparação…
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus-AM | Em um contexto perturbado pela crise dos semicondutores e o conflito em Ucrânia, o Renault Group vendeu 552.000 veículos no 1º trimestre de 2022, em queda de 17,1% em comparação com o 1º trimestre de 2021.
O Renault Group segue sua política comercial orientada para a criação de valor, que levou a uma progressão da participação das vendas em canais mais rentáveis. Nos cinco principais países da Europa (França, Alemanha, Espanha, Itália, Reino Unido), a participação das vendas a pessoa física representa 69%, versus 54% no 1º trimestre de 2021.
A marca Renault está fortalecendo sua posição dominante no mercado eletrificado na Europa com a gama E-TECH, que representa 36% das vendas de veículos de passeio, com 13 pontos a mais que no 1º trimestre de 2021, em um mercado eletrificado que totaliza 29% (+8 pts. vs. 2021). A gama de modelos híbridos (HEV e PHEV), formada pelo Renault Clio, Renault Captur, Renault Arkana e Renault Megane, está em crescimento de 40% em comparação com o 1º trimestre de 2021. A Renault confirma assim seu posicionamento como um player de referência da mobilidade elétrica e híbrida.
A renovação da gama de Dacia é um sucesso, alavancada principalmente pelo Novo Sandero, que se mantém como o veículo mais vendido a clientes pessoa física na Europa, e pelo Duster, que teve 2 milhões de unidades vendidas desde o lançamento. O Dacia Spring 100% elétrico teve mais de 9.000 vendas na Europa no 1º trimestre, sendo o 2º veículo elétrico mais vendido na França.
A atividade da Alpine foi alavancada neste início de ano pelo lançamento da nova gama em torno de seu icônico A110, registrando um crescimento de 67% das vendas no trimestre.
Já em nível recorde desde o fim de 2021, o portfolio de pedidos do Grupo na Europa continua crescendo, chegando a 3,9 meses de vendas em 31 de março de 2022. O Novo Spring registrou 20.500 pedidos no 1º trimestre e o Novo Jogger se anuncia como um novo sucesso da marca Dacia, com uma forte carteira de pedidos (36.500 pedidos em 4 meses, com 70% do mix formado pelas versões superiores na Europa). Já o Megane E-TECH Electric teve mais de 10.000 pedidos em dois meses, sendo 70% nas versões superiores. As primeiras unidades do Megane E-TECH Electric serão entregues em maio na França e em junho nos principais mercados europeus.
FATURAMENTO NO TRIMESTRE
No 1º trimestre de 2022, o faturamento do Grupo chegou a 9,7 bilhões de euros, em queda de 2,7% em comparação com o ano anterior. Com taxas de câmbio e perímetro constantes3, a queda é de 0,7%.
O faturamento da AVTOVAZ e da Renault Rússia foi de 0,9 bilhão de euros, um recuo de 15,7% no período, com suas operações fortemente impactadas a partir de 24 de fevereiro pelo conflito na Ucrânia. A contribuição da AVTOVAZ ficou em 527 milhões de euros, em queda de 23,1%. O faturamento da Renault Rússia chegou a 367 milhões de euros, em queda de apenas 2,1% devido às operações de desestocagem e altas de preços.
Com exceção das operações da AVTOVAZ e da Renault Rússia, o faturamento do Grupo ficou em 8,9 bilhões de euros, em queda de 1,1%, e o faturamento da Divisão Automotiva chegou a 8,1 bilhões de euros, um recuo de 1,0%. Esta variação se deve principalmente aos elementos seguintes:
Os efeitos negativos da taxa de câmbio em -0,9 ponto, principalmente devido à desvalorização da Lira turca e em menor medida do Peso argentino.
O efeito dos volumes de -8,9 pontos se explica principalmente pela queda do mercado automotivo na Europa associado à escassez de semicondutores, afetando principalmente as vendas da marca Renault. A Dacia está menos exposta aos fornecedores mais impactados.
O efeito dos preços, positivo em 5,6 pontos, reflete a manutenção da nossa política que privilegia o valor e não os volumes de vendas, bem como as altas de preços para compensar a inflação dos custos e a desvalorização de algumas moedas (Lira turca e Peso argentino).
O efeito mix de produtos de +2,2 pontos reflete o lançamento do Jogger durante este trimestre e o sucesso do modelo Arkana, lançado no 2º trimestre de 2021.
O impacto das vendas a empresas parceiras ficou negativo em -2,8 pontos. Ele resulta principalmente da queda na produção de motores diesel e veículos para nossos parceiros, principalmente com o fim do contrato do furgão Master para a Opel e do Trafic para a Fiat, no fim de 2021.
O efeito “outros” apresenta uma contribuição positiva de 3,4 pontos, principalmente devido à reclassificação das vendas com compromisso de recompra, em queda em comparação com o 1º trimestre de 2021 e sustentado pela performance da atividade de vendas de peças e acessórios da divisão Renault Retail Group.
Os Serviços de mobilidade contribuíram com 8 milhões de euros para o faturamento do 1º trimestre de 2022.
A divisão de Financiamento das Vendas (RCI Bank & Services) teve um faturamento de 737 milhões de euros no 1º trimestre, em queda de 2,9% em comparação com o 1º trimestre de 2021, devido a um recuo de 4,7% na média de ativos geradores de receita (43,7 bilhões de euros) em comparação com o mesmo período de 2021. Esta queda se deve ao impacto da estratégia do Grupo de otimização dos estoques da rede.
A atividade junto aos clientes teve uma alta de 5,4% nos novos financiamentos. O montante médio financiado pelos novos contratos está em alta e permite compensar a queda de 9,7% no número de novos contratos associados à redução dos emplacamentos do Grupo.
Em 31 de março de 2022, os estoques totais (incluindo a rede independente) representavam 336.000 veículos (para 63 dias de vendas realizadas), contra 487.000 veículos no fechamento de março de 2021 – estáveis em comparação com em 31 de dezembro de 2021.
Deixe um comentário