Oscar Piastri conquistou a vitória no final de um cativante Grande Prêmio do Azerbaijão, batendo Charles Leclerc por pouco na bandeira quadriculada em uma batalha de vários carros nas ruas de Baku, enquanto Sergio Perez e Carlos Sainz caíram dramaticamente no final. Piastri ficou atrás do pole Leclerc nos estágios iniciais do encontro de 51 […]
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Oscar Piastri conquistou a vitória no final de um cativante Grande Prêmio do Azerbaijão, batendo Charles Leclerc por pouco na bandeira quadriculada em uma batalha de vários carros nas ruas de Baku, enquanto Sergio Perez e Carlos Sainz caíram dramaticamente no final.
Piastri ficou atrás do pole Leclerc nos estágios iniciais do encontro de 51 voltas, mas o superou logo após a única fase de pit stop dos primeiros colocados, com Perez – e eventualmente Sainz – se juntando a eles para torná-la uma disputa tensa de quatro vias.
Foi Piastri quem acabou saindo por cima, tendo defendido habilmente o P1 em várias ocasiões e ganhou um pouco de espaço para respirar quando os pneus de Leclerc se desgastaram nas voltas finais, o que empurrou a Ferrari para as garras de Perez e Sainz.
O drama se seguiu no início da penúltima volta, quando uma ultrapassagem fracassada em Leclerc levou Perez a ficar roda a roda com Sainz – a dupla colidindo espetacularmente na corrida entre as curvas 2 e 3 e terminando suas tardes no muro de concreto.
Embora a corrida tenha terminado sob o Safety Car Virtual, não houve como parar as comemorações para McLaren e Piastri, que refletiram sobre “a tarde mais estressante da minha vida” para conquistar uma segunda vitória no Grande Prêmio e ajudar a McLaren a chegar ao topo do campeonato de construtores.
Atrás de Piastri e Leclerc, um grande vencedor do confronto entre Pérez e Sainz foi George Russell, que conquistou um pódio improvável em sua Mercedes, enquanto Lando Norris – em uma estratégia alternativa do P15 – ultrapassou o rival Max Verstappen pelo P4 no final da corrida.
Fernando Alonso teve uma tarde solitária em seu Aston Martin, sendo promovido à sexta posição com o drama pela frente, enquanto Alex Albon e Franco Colapinto aproveitaram a forte exibição de qualificação da Williams para marcar uma valiosa quantidade de pontos para a equipe de Grove.
Lewis Hamilton garantiu dois pontos para a Mercedes após sua largada relacionada ao motor, com a recompensa final do dia indo para o substituto da Haas, Ollie Bearman, que terminou de forma impressionante logo à frente do experiente companheiro de equipe Nico Hulkenberg.
Pierre Gasly também subiu da parte de trás do grid para ficar em 12º, tendo sido desclassificado da qualificação, seguido por Daniel Ricciardo, da RB, Zhou Guanyu, da Kick Sauber, e seu companheiro de equipe Alpine, Esteban Ocon – os dois últimos se recuperando de penalidades na unidade de potência.
Valtteri Bottas foi o finalista na outra Sauber, com Perez e Sainz terminando a corrida à margem ao lado de Lance Stroll e Yuki Tsunoda, que se chocaram na primeira volta para deixar o primeiro com um furo e o segundo com danos no carro.
Deixe um comentário