Enquanto o mercado de veículos leves (carros e caminhonetes) apresentou uma leve queda de 1,8% em agosto, o segmento de motocicletas registrou um crescimento de 4,5% no mesmo período, de acordo com dados divulgados pela Fenabrave nesta terça-feira (3).
No acumulado dos oito primeiros meses de 2023, o setor de motocicletas alcançou 1.253.627 licenciamentos, uma alta de 19,9% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Segundo José Maurício Andreta Jr., presidente da Fenabrave, a demanda por motos permanece forte, “refletindo a crescente necessidade de transporte individual econômico e eficiente, além da consolidação dos serviços de entrega no País”.
Enquanto isso, o mercado de veículos elétricos e híbridos no Brasil segue em expansão, o mesmo não pode ser dito sobre o de motocicletas eletrificadas. De acordo com Andreta, houve uma queda de 19% no acumulado deste ano nessa categoria, que ainda enfrenta uma “oferta reduzida de modelos eletrificados”.
Esse cenário contrasta com o bom momento vivido pelo segmento de motocicletas convencio-nais, que continuam liderando o crescimento acumulado entre todos os segmentos automotivos no país. A expectativa é de que essa tendência se mantenha, impulsionada pela demanda por soluções de transporte individual mais acessíveis e eficientes.